A cantora Shakira
O Ministério Público da Espanha pediu oito anos de prisão e uma multa de cerca de 24 milhões de euros (24,5 milhões de dólares) para Shakira. O pedido foi apresentado nessa sexta-feira (29 de julho) depois que a cantora, que se declara inocente, rejeitou um acordo com o Ministério Público. A colombiana é acusada de fraudar 14,5 milhões de euros do Tesouro espanhol entre 2012 e 2014.
No pedido divulgado hoje o Ministério Público afirma que Shakira usou uma “estrutura corporativa” criada anos antes para evitar o pagamento de impostos na Espanha nos anos de 2012, 2013 e 2014, apesar de já residir no país por mais que os 183 dias por ano estipulado por lei. O pedido foi feito dois dias depois que os advogados da cantora anunciaram que rejeitaram um acordo com o Ministério Público e que pretendiam ir a julgamento.
“Com a plena convicção de sua inocência (…) Shakira não aceita acordo com o Ministério Público e decide avançar com o processo”, disseram seus representantes jurídicos em nota. A atriz afirmou ainda que o MP espanhol está violando seus direitos e fazendo cobranças sobre ganhos obtidos enquanto ela não era residente na Espanha.
A cantora lemboru ainda que pagou 17,2 milhões de euros (17,4 milhões de dólares) que o Tesouro reivindicou e, por isso, considera que “não há dívida pendente com o Tesouro” e que sempre agiu seguindo critérios e recomendações precisas de seus assessores.