Seu Pet

Universidade faz exames gratuitos em olhos de cães e gatos

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira

Foto: Inge Wallumrød | Pexels/Creative Commons
De olho no olho do seu pet

A Clínica Veterinária da Unifacs vai promover, durante todo o mês de agosto, a ação "De olho no olho do seu pet", oferecendo triagem com exame oftálmico para cão e gatos e orientação a seus tutores, em Salvador.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h, de 1º a 31 de agosto. Agendamento e outras informações estão disponíveis através do WhatsApp no número (71) 3203-2649.  

Veterinária e coordenadora da Clivet Unifacs, Simone Freitas explica que esse tipo de ação é importante pois as doenças nos olhos nem sempre estão relacionadas apenas às estruturas oculares.

Em muitos casos, as alterações apresentadas estão associadas a doenças sistêmicas, aquelas que afetam todo o corpo. Inflamação da íris e da retina, por exemplo, podem ser sinais de outras enfermidades. 

A professora sinaliza que o exame oftálmico é a melhor maneira de avaliar estruturas do bulbo ocular, como, por exemplo, córnea, conjuntiva, pálpebras, cílios, glândula, além de visualizar as estruturas do olho, chamados de segmento anterior e posterior. 

Catarata 

No caso de animais idosos, é preciso ainda mais atenção. "À medida que o animal envelhece, uma estrutura chamada de cristalino (lente do olho) torna-se opaca, dando uma aparência de nuvem no olho. É a chamada catarata", diz a veterinária ao afirmar que a doença pode afetar uma pequena parte da lente ou envolver grande parte da lente e, assim, prejudicar a visão.  

“Alguns cães têm predisposição genética para desenvolver a catarata, outros podem apresentar o desenvolvimento dessa opacidade na lente secundário ao diabetes mellitus”, completa Simone Freitas. 

Sintomas que sinalizam possíveis doenças oculares: 

--  Vermelhidão nos olhos 
--  Piscar demasiadamente ou rapidamente 
--  Pálpebras mais fechadas do que o normal 
--  Edema e secreção em excesso nos olhos 
--  Coceiras 
--  Lacrimejamento excessivo 
--  Mancha nos olhos 
--  Mudança de cor, tamanho ou formato dos olhos 
--  Intolerância a ambientes claros