Pedro Oliveira

Lavagem de Queimadas está de volta após 2 anos de pandemia

A expectativa de uma grande festa movimentando toda comunidade regional, com possibilidade de resultados positivos para a economia e satisfação da população queimadense. Esse é o clima que antecede a realização da 52ª edição da Lavagem de Queimadas de 27 a 29 deste mês, em homenagem a Santo Antônio, padroeiro do município.

Após dois anos de silêncio devido à pandemia os moradores estão preparados para saírem as ruas e comemorar intensamente o evento tanto na parte profana como na religiosa. 

Os comerciantes da cidade acreditam na retomada do movimento de vendas que foi bastante reduzido durante o período pandêmico. A tradicional festa em adoração ao santo casamenteiro começa nesta sexta feira e prossegue até domingo, ao longo de sua existência só não foi realizado nos últimos dois anos e retoma agora, com a movimentação muito grande como já se sente nos diversos setores da comunidade. 

Apontada com a melhor festa da cidade, a Lavagem de Queimadas, acaba contagiando todas as idades, mantendo viva as tradições profana e religiosa do município. O evento realizado sempre no último domingo do mês de maio, dando início às festividades da trezena a Santo Antônio, que acontece no período de 1º a 13 de junho, no Alto da Colina, local onde está edificada a igreja que dá nome ao santo padroeiro da comunidade, vem sendo aguardado com muita expectativa pelos fiéis, simpatizantes e devotos do santo casamenteiro.

O evento é marcado com a realização de shows artísticos no alto da colina, a participação de blocos, trios elétricos e do povo dançando nas ruas, emprestam a festa um colorido especial. Na Sexta-feira (27), primeiro dia da programação, haverá desfile do bloco Os Forrozeiros e a noite apresentações musicais com Josiel e Forró da Bahia, Tayrone, Diel, Rodrigo Baía e Arnóbio Cunha.

No dia 28, a animação ficará por conta de apresentações culturais, Feira de Economia Solidária, desfile do bloco Cachaça e Cia e na parte da noite, shows com Adelmário Coelho, Namoro On Line, Frandy Novo e Chico de Aço. No domingo, desfilam os blocos: Arrastão do Gonzagão e Os Gigles, já a noite, o agito será comandado pela banda Seeway, Léo SL, Marcinho Sensação, Fiuza, Namoro de Menina e Priscila Goldini. 

Segundo Naldo Marques, integrante da comissão organizadora da lavagem, os moradores do município já vivem o clima da festa que é realizada há mais de meio século e relata que o evento traz alegria e faz com que o queimadense se encontre com sua cidade e sua família, além de atrair centenas de visitantes de outras localidades.

Ele disse ainda, que nas imediações da Igreja de Santo Antônio, uma mega estrutura com palco e barracas para comercialização de produtos da agricultura familiar, bebidas, comidas típicas da época e apresentações culturais, vem sendo montada pela prefeitura. A feira livre que acontece no sábado, foi antecipada para quinta-feira e o comércio só funcionará até a sexta-feira (27).