Comportamento / Saúde

Profissionais da saúde não estão preparados para lidar com situações de aborto

Apontam mulheres em pesquisa

Cerca de 23 milhões de gestações em todo o mundo terminam em aborto espontâneo a cada ano; conforme demonstram estimativas publicadas na revista médica The Lancet em 26 de abril de 2021. No entanto, nem sempre as mulheres recebem o apoio e o cuidado adequados após tão grande perda.

Especialmente quando passam pelo procedimento de curetagem, que não é fácil, e é muito doloroso. Muitas vezes, após passar por ele, as pacientes são simplesmente instruídas pelos profissionais da saúde a “apenas tentar novamente”.

E conforme constatou o Trocando Fraldas em seu mais recente estudo, 40% das brasileiras que já sofreram aborto e fizeram curetagem, acreditam que os profissionais da saúde não estão preparados para lidar com as mulheres nestas situações.

O percentual é mais alto entre as mulheres dos 35 aos 39 anos, com metade das participantes. Já entre as entrevistadas dos 30 aos 34 anos, pelo menos 48% concordam com esta afirmação.

Os dados por estado demonstram que no Rio Grande do Sul 56% das entrevistadas concordam que os profissionais da saúde não estão preparados para lidar com mulheres que sofrem perda gestacional.

No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, 47% e 44%, respectivamente, concordam com a afirmação. Já em São Paulo, 39% acreditam que os profissionais da saúde não estão preparados.