Helô Sampaio

Uma receita de almôndega para espantar a chuva e chamar o sol

Eu já estava indo passear com Loly, toda bonitinha, de rabinho balançando no meu colo, toda animada com o solzinho safadinho que estava a cara no céu espiando a gente quando, de repente... chegou ‘ela’ de novo. Alegria de pobre dura pouco. Veio uma chuva incrementada, que encheu a Bahia de água, sem dar alivio a ninguém. Pode, froide? Quem ‘guenta’ com tanta chuva nesta cidade do São Salvador? É, fio, tô falando de Bahia, não é de Sumpaulo, não. Nós somos a terra do Verão, terra do Sol, véio.

Meu irmãozinho Paulo está lá, em São Paulo, donde me liga cheio de casacos de lã, cobertores e outros bichos, que o clima lá não dá sopa, não. É um frio do cão. Não vou lá de maio a setembro nem pra descontar pecado. Sou friorenta mesmo.

Ou melhor: sou mulher de Verão, bonita e gostosa. Gosto de ficar exposta a este solzão maravilhoso, que premia a Bahia mesmo no Inverno. Tem culpa eu, fio? Gosto de sol, de praia, de piscina, de comer bem, de viver bem (Antes, eu acrescentaria ‘de beber’. Mas já larguei o vício, e não me arrependo). Ainda bem que continuo a ver meus amigos queridos, mesmo sem a taça e a loura da perdição, por perto, nos seduzindo. Mas vale o sacrifício. A tal da ‘loura’ é uma perdição.

O que mais sinto falta nesta pandemia é do conversê dos almoços, a fofocagem dos encontros somados aos abraços carinhosos da chegada dos amigos, o ‘estar juntos’, o olhar de amor e saudade que sempre temos nos encontros. Não tem dinheiro que pague. Amor e amizade foram as melhores coisas com que Deus nos premiou.

De que é que adianta preparar uma feijoada completa e botar uma caixa de cerveja na geladeira se não vierem os amigos e convidados para ‘dar baixa’, como diz Ana, minha irmã. Aqui em casa, agora, elas ficariam ‘mofando’, pois eu estou ‘de mal’ com a loura faz tempo. Me ‘amaziei’ com o vinho tinto, e estou satisfeita com o ‘amante’, que é mais gostoso e sedutor que a loura.

Mas, voltando a este tempo instável, o pior dessa chuva chata é eu não poder ir esbanjar meu charme na natação. Adoro ou cair na piscina para fofocar com a Lícia e Poliana ou provar dos licores de Solange,  Ah! Mas aguardem que vem novidade por aí: estamos marcando para fazermos um novo desfile do nosso bloco EVA – Encontro das Velhotas Assanhadas – antes do dia dos Namorados.

Desfilaremos nossas gostosuras, de maiô ou biquine, de Piatã a Itapuã. E vamos caçar todos os ‘gatos’ que aparecerem, vamos ‘flexar’ uns namorados, lógico, fofucha. Seremos umas quarenta mulheres bonitas no pedaço. Se você quer um namorado, apareça, lindinha, para exibir seus encantos. Os danadinhos não caem do céu: a gente tem que caçar, e com muito charme e dengo.

Mas agora, vamos pra cozinha preparar esta almôndega de lentilha, que eu também vou fazer. Aventais a postos, vamos para a cozinha. 

Almôndega de lentilha

Ingredientes:

-- Uma xícara de lentilha crua
-- ½ cenoura crua ralada
-- Uma cebola picada
-- Um dente de alho picado
-- Azeite para refogar
-- Uma colher (sopa) de salsinha picada
-- Duas colheres (sopa) de molho de tomate
-- 4 colheres (sopa) de farinha de aveia ou aveia em flocos finos
-- Sal e noz moscada a gosto.

Modo de preparar

1 - Para cozinhar a lentilha, deixar de molho por 8 horas em água filtrada, e lavar bem. Despejar a lentilha em uma panela, cobrir com água e cozinhar por 10 minutos, ou até que estejam macias (mas não desmanchando). Desligar o fogo e, se necessário, drenar a água que restar na panela. Reservar.

2 - Amassar grosseiramente os grãos de lentilha com um garfo ou espremedor de batatas. (Alguns grãos inteiros serão bem vindos). Se preferir, usar o processador. Reservar.

3 - Refogar a cebola com o azeite numa panela e quando estiver transparente adicionar o alho picado, deixando refogar por alguns minutos;

4 - Num recipiente com a lentilha amassada, acrescentar o alho e cebola refogados, molho de tomate, sal, noz moscada, cenoura ralada e salsinha. Misturar os ingredientes e, aos poucos, adicionar a farinha de aveia, até que consiga modelar as bolinhas. Atenção: é importante que as almôndegas fiquem úmidas e até amolecidas para que o prato final não fique seco.

5 - Levar ao forno médio (pré-aquecido por cerca de 20 minutos) e retirar quando estiverem douradas (cerca de 15 a 20 minutos). Servir com macarrão, com arroz... com o que quiser pois vai ser um sucesso com qualquer acompanhamento. Os beijinhos virão logo após o rango, he-he.

Bom apetite!