Veículos

Caoa Chery terá Tiggo 8 híbrido

O SUV terá o desenho do Tiggo 8 Plus chinês

O Tiggo 8 será o primeiro eletrificado da Caoa Chery no Brasil

A empresa, que surgiu da união do grupo brasileiro com a marca chinesa, vai produzir carros híbridos e elétricos na fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo.

Além disso, promete eletrificar toda sua gama de modelos nacionais até o fim de 2023 - há também uma planta que faz veículos em Anápolis, em Goiás.

A ofensiva terá início ainda em 2022, com dois modelos. O primeiro será o SUV Tiggo 8 Pro, que ganhrá sistema híbrido flexível. O outro será o hatch eQ1, que promete ser o carro 100% elétrico mais barato do País. Por ora, o título é do Renault Kwid E-Tech .

Para produzir veículos eletrificados no Brasil, a Caoa Chery vai remodelar e modernizar a linha de montagem de Jacareí. Com isso, deixará de produzir o SUV compacto Tiggo 3X e o sedã médio Arrizo 6. A marca informa que mantém a meta de emplacar 60 mil carros no Brasil em 2022.

O Tiggo 8 será o primeiro eletrificado da Caoa Chery no Brasil. O SUV terá o desenho do Tiggo 8 Plus chinês, mas adotará o sobrenome "Pro", tal como as versões de topo dos demais utilitários da Caoa Chery. Ele vai se chamar Tiggo 8 Pro e promoverá a estreia do sistema híbrido leve flex de 48 volts, inédito nos carros da marca no País.

Além disso, o Tiggo 8 Pro terá recursos de condução semiautônoma Haverá frenagem automática de emergência, assistente que evita a saída involuntária da faixa de rolagem e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Esses sistema deveriam ter chegado ao SUV em 2021. Porém, por causa da falta de chips e outros itens, só agora a empresa conseguirá lançar o pacote.

No caso do eQ1, inicialmente as unidades virão da China. E, assim como o Tiggo 8 Pro, a estreia deve ocorrer no segundo semestre deste ano. Depois, o subcompacto também será feito em Jacareí.

Menor que um Fiat Mobi, com duas portas e quatro lugares, o Caoa Chery eQ1 tem interior moderno e ampla lista de equipamentos de série. Seu preço sugerido deverá partir de cerca de R$ 120 mil. Haverá outras versões ainda mais equipadas, cuja tabela ficará em torno dos R$ 140 mil.

Na China, o eQ1 tem preço equivalente a R$ 60 mil. Isso na conversão direta do yuan para o real, sem considerar os impostos Tanto lá quanto aqui, o carrinho é destinado ao uso urbano. Seu motor elétrico fica instalado na traseira e gera o equivalente a 41 cv de potência. Já a autonomia com as baterias cheias é de pouco mais de 100 km, na aferição do mercado chinês. Entre os destaques está a tela de 10 polegadas em posição vertical instalada no meio do painel.

Os SUVs Tiggo 5X Pro e Tiggo 7 Pro, que são feitos em Anápolis, também ganharão sistema híbrido leve. E terão o pacote ADAS, sigla dos recursos semiautônomos de condução.

No Brasil, o Tiggo 8 ganhou uma série limitada a mil unidades que homenageia o fundador do grupo, Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Com o sobrenome "Founder’s Edition", o SUV se diferencia da configuração de topo, na qual é baseado, por detalhes no acabamento.

É o caso do interior revestido de marrom e dos bancos dianteiros com aquecimento, bem como as peças de madeira no painel e as rodas de liga leve de 18 polegadas. O motor é o 1.6 turbo GDi que gera 187 cv de potência e 28 mkgf de torque e o câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. O preço sugerido é de R$ 214.990, ou R$ 13 mil a mais que o da versão de topo.