Palco

Depois do Silêncio conta história real de menina cega e surda

Espetáculo terá LIBRAS e audiodescrição

Foto: Diego Bresani
Depois do Silencio

Baseado em fatos reais, o espetáculo de dança-teatro “Depois do Silêncio” conta a história da menina americana Helen Keller (1880-1968), que perdeu a visão e a audição com dois anos de idade por causa da Escarlatina e viveu, até os seis anos de idade, em um mundo totalmente apartado, até a chegada da professora Anne Sullivan.

Com direção de Eliana Carneiro e Rogero Torquato e coreografias de Eliana Carneiro, o espetáculo mostra como Anne começa a árdua tarefa de ensinar a Helen a linguagem da LIBRAS tátil e fazer com que a menina se comunique com o mundo exterior.

“Depois do Silêncio” será encenado no dia 13 de maio, às 19h, no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360 e no dia 15 de maio, às 17h, no Teatro Vila Velha, com apresentação em LIBRAS e audiodescrição. A montagem chega a Salvador direto de Brasília, através da XXI edição do Festival do Teatro Brasileiro – FTB, que de 11 a 29 de maio realiza em cinco espaços da capital baiana uma série de eventos artísticos, educacionais e de qualificação profissional.

Em cena - O espetáculo conta com três atrizes/dançarinas. Camila Guerra interpreta Anne Sullivan e Naira Carneiro interpreta Helen Keller, respectivamente. Renata Rezende (atriz surda), leva para o palco o contexto atual e autobiográfico, criando um contundente diálogo paralelo entre as personagens de 1890 e dos dias de hoje.

“Depois do Silêncio” não só pretende contribuir para a reflexão de jovens e adultos sobre a temática da acessibilidade e visibilidade das pessoas com deficiência, mas também ser um exemplo de inclusão a partir do encontro de atrizes ouvintes e surdas em cena. A montagem é bilíngue, sendo encenada em português e em LIBRAS pelas próprias atrizes, sem a necessidade de um intérprete externo, tornando a apreciação inclusiva para surdos.

Companhia de Teatro “Os Buriti”  - A companhia “Os Buriti” foi fundada pela atriz, dançarina e diretora Eliana Carneiro e realiza espetáculos de teatro e dança desde 1995. Com as suas montagens, a companhia já circulou por todo o Brasil e vários outros países.

Ficha Técnica

Direção: Eliana Carneiro e Rogero Torquato

Direção Artística e Coreografias: Eliana Carneiro

Intérprete Criadoras: Camila Guerra, Naira

Carneiro e Renata Rezende

Roteiro e Dramaturgia: O Grupo

Trilha Sonora Original: Diogo Vanelli

Cenografia: Rodrigo Lelis e Rogero Torquato

Iluminação: Camilo Soudant

Figurino: O Grupo

Boneca: Neuza Freire

Artista Gráfico e Vídeo Arte: Gabriel Guirá

Fotos: Diego Bresani

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre 

 

Anote

Data e horário: 13/05, às 19h   

Local: Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360 - Rua da Paz, s/n, Coutos

Gratuita

Data e horário: 15/05, às 17h     

Local: Teatro Vila Velha – Passeio Público, Campo Grande – Centro

Valor dos Ingressos: R$ 10,00 (a inteira) e R$ 5,00 (a meia)

Veja mais do espetáculo e da Cia. em:

Instagram:@espetaculodepoisdosilencio

Facebook:@osburiti

Acompanhe o Festival do Teatro Brasileiro – FTB

Oito espetáculo de artes cênicas vindo diretamente do Distrito Federal serão encenados em Salvador de 11 a 29 de maio, como parte da programação da XXI edição do Festival do Teatro Brasileiro – FTB, que realizará ainda residência artística, oficinas de dramaturgia, qualificação de plateia, ações educativas para alunos da rede pública, encontros informais entre artistas do Distrito Federal e da Bahia,  intercâmbio entre as universidades e rodadas de negócios. Os espetáculos entrarão em cena nos teatros Vila Velha e Gregório de Matos, mas também na periferia da capital, nos Espaços Culturais Boca de Brasa Cajazeiras, Subúrbio 360 e CEU Valeria.

Projeto que a cada edição escolhe uma unidade da federação para intercambiar com outro estado um conjunto de ações, o Festival do Teatro Brasileiro, além de promover a apreciação de espetáculos, busca a formação de novo público e qualificação profissional, sempre com o viés da democratização e inclusão. Em Salvador subirão aos palcos, realizando 16 apresentações, “2 Mundos”, “Afeto”, “Bubuia”, “Depois do Silêncio”, “Encerramento do Amor”, “Iara”, “O Circo dos Irmãos Saúde” e “Os Beatniks, em A Gaivota”. Além disso, serão realizadas a  Residência Artística Teatro para Bebês e as Oficinas Teatro de Sombras e de  Improvisação Irmãos Saúde. 

Para informações de datas, horários e locais dos espetáculos, acesse : http://festivaldoteatrobrasileiro.com.br/index.php/cena-df-bahia/espetaculos-df-na-bahia/