Comportamento / Livros

Academia de Letras da Bahia realiza Curso Culturas Baiana

Através da plataforma YouTube, no canal da ALB

Foto: Divulgação
Curso ALB

Nos dias 19 e 20 de abril, a Academia de Letras da Bahia realizará a segunda edição do Curso Culturas Baianas com o tema “culturas baianas em movimento”. O curso acontecerá gratuitamente através da plataforma YouTube, no canal da ALB, das 17 às 19 horas, com emissão de certificados.

Sob coordenação da Dra. Edilene Matos, professora da Universidade Federal da Bahia e atual vice-presidente da Academia de Letras da Bahia, o Curso Culturas Baianas convida professores e pesquisadores da área multidisciplinar em cultura e sociedade, para discutirem sobre os temas aprofundados em suas pesquisas acadêmicas.

A primeira edição, ocorrida em outubro de 2021, versou sobre as “formas poéticas de criação” e provocou reflexões sobre cultura, arte, memória e transgressão na Bahia. Para esta segunda edição, o Curso Culturas Baianas se propõe a traçar um diálogo sobre os temas que movimentam as culturas na Bahia e que ocupam o centro das discussões nos estudos culturais contemporâneos, a saber:

A primeira mesa, dia 19 de abril, contará com a presença da professora Dra. Carol Fantinel e das doutorandas e professoras Gina Reis e Vanhise Ribeiro, que versarão sobre as transversalidades culturais presentes nas Festas, na Moda e nas Tradições na Bahia, respectivamente. 

A segunda mesa, dia 20 de abril, será focada na atualidade dos debates culturais e políticas públicas, que tocam os Povos Indígenas, a Juventude Negra e o Movimento LGBTQIAP+, conduzidos pela professora Dra. Nathalie Pavelic, acompanhada da Esp. Rutian Pataxó e pelas professoras doutorandas Geise Oliveira e Meg Silva.

O Curso Culturas Baianas é uma realização da Academia de Letras da Bahia, e conta com o apoio da plataforma IHAC:\Digital da Universidade Federal da Bahia e do apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Gina Reis - Professora substituta na Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutoranda pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde realiza pesquisa sobre a potência das jóias como adornos socioculturais.

Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Jornalismo e Produção Cultural pela Faculdade de Comunicação (UFBA). Atua como consultora de comunicação, produtora de conteúdo e gestora de informações em multiplataformas. Integra o Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (UFBA e UFRB), cadastrado no CNPq. Como pesquisadora, direciona seus estudos e trabalhos na linha de moda e desenvolvimento. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2399358348702960 

Nathalie Pavelic - Doutora em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Antropologia Social e Etnologia pelo Institut Interdisciplinaire d'Anthropologie du Contemporain (IIAC), Laboratoire d'Anthropologie des Institutions et des Organisations Sociales (LAIOS) da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS),França.

É pesquisadora associada do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB/UFBA) e do Justice and Indigenous People Rights (JUSTIP/EHESS). Atua desde 2011 na Associac?a?o Nacional de Ac?a?o Indigenista (Anai?), na qual faz atualmente parte da equipe do projeto Cunhataí Ikhã apoiado pela Fundação Malala em prol da melhoria da educac?a?o das meninas indi?genas do Estado da Bahia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4688628884313094

Rutian do Rosário Santos (Rutian Pataxó) - Secretária Geral do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba); Coordenadora executiva da Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí); formada em economia/UFBA; Especializada em Direitos humanos e contemporaneidade/UFBA;  graduanda em Direito/UFBA.

Curso Culturas Baianas: culturas em movimento 

19 e 20/04/22

Das 17h às 19h

youtube.academiadeletrasdabahia.org.br

Gratuito (com emissão de certificado 4h)

#alb #culturasbaianas #cultura