Artes Visuais / Cinema / Livros

Fotógrafa e editora Arlete Soares publica primeiro romance

'Sobre Helen' será lançada presencialmente hoje 07/04, no espaço Oliveiras

Foto: Lua Leca
Sobre Helen - Flavio Oliveiras

A primeira versão do livro Sobre Helen escrito por Arlete Soares foi grafada a mão, há mais de vinte anos. O diário de Helen Edington brotou da imaginação de sua neta, sobre quem essa mulher jamais vista, nem mesmo por fotografia, exerce um fascínio perene. Engavetado por longos períodos, o texto foi inúmeras vezes retomado para novamente ser resguardado.

Sobre Helen  é uma bioficção  baseada na história de amor entre Helen Edington e Manoel Andrade, que viveram em Valenc?a - Bahia, no final do sécculo 19 e começo do século 20. A partir de memórias remotas, Arlete Soares inventa o diário da avó inglesa e nos convida a imaginar paisagens e afetos.

"A minha avó me ajudou muito na minha formação, porque eu queria ser como ela, fora da margem. É uma conexão natural, espiritual e eu fantasiei essa avó como milhares de mulheres que se recusam, que enfrentam preconceitos e tem o sim e o não bem definidos. Identificava ela como uma cangaceira, uma Frida Kahlo, uma Madame Curie. Ela foi a influência mais forte que eu tive na vida. Então é uma conexão fora dos padrões normais e eu cultuo até hoje. Estou muito contente em colocar em letras, em papel, essa mulher: Helen Edington", conta Arlete Soares.

O lançamento do livro "Sobre Helen" acontece presencialmente no dia 07 de abril (quinta-feira), a partir das 18h, no espaço Oliveiras, rua Direita de Santo Antônio, n.110, com projeção de curtas e exposição de artes gráficas.

Um livro artesanal 

Enquanto objeto gráfico, "Sobre Helen" foi concebido editorialmente a partir do encontro de Arlete Soares com o artista visual, editor e serígrafo Flávio Oliveiras. Deste encontro, surge a ideia de um livro todo feito a partir de processos manuais, um livro artesanal. Flávio trazia a experiência editorial da publicação de "livros de artista"  com o coletivo Sociedade da Prensa, o qual integrava juntamente com os artistas baianos Laura Castro e Tiago Ribeiro, bem como a experiência com o ofício de serígrafo e as pesquisas em tipografia.

O livro foi então todo pensado graficamente e editado no Ateliê de Ofícios por Flávio e pela arquiteta e designer editorial Cibele Bonfim, entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, com ilustrações de Athos Sampaio e curadoria editorial de Goli Guerreiro e Lua Leça. 

É o primeiro livro publicado pelo Ateliê de Ofícios, editora independente de Cibele e Flávio. Traz na capa composição de tipos móveis de madeira impressos no prelo manual;  miolo com três cores impresso em serigrafia e encadernação manual com costura exposta na lombada, numa tiragem numerada de 200 exemplares.

“A ideia era realizar a feitura do livro toda dentro do Ateliê de Ofícios, nosso lugar de trabalho localizado no centro histórico de Salvador, num casarão do século XVIII à rua Direita de Santo Antônio. O espaço foi fundamental para que o livro pudesse ser feito artesanalmente por dispor dos aparatos gráficos necessários tais como prensas manuais, tipos móveis em chumbo e madeira e oficina de serigrafia”, explica a editora Cibele Bonfim. 

"Sobre Helen é um mimo! Predomina a delicadeza, tanto no capricho da publicação, numa encadernação singular que nos remete a cadernos antigos, quanto na leveza do tratamento do tema. Evitou os clichês feministas, assim como sentimentos piegas e narrativas típicas regionalistas. Bacana como colocou o papel da avó, aquela mulher estrangeira naquele contexto social de pequena cidade à beira mar. A descrição da natureza do ambiente é encantadora”, comenta a coreógrafa Lia Robatto.

Em fevereiro de 2021, com o livro já quase todo impresso, Flávio Oliveiras contraiu a covid-19, vindo a falecer em março de 2021 com apenas 38 anos. Neste momento, apenas os sete primeiros exemplares do livro haviam sido finalizados. A produção então fica paralisada, em luto pela tão precoce partida de Flávio. 

Em agosto de 2021, a feitura do livro é retomada por Cibele, que além de parceira de trabalho era também companheira de Flávio. Na finalização do livro, jovens artistas e editores independentes de Salvador somam-se ao processo de uma maneira generosa e colaborativa: Nadine Nascimento e Léo Vieira, da 

 "a margem ; press"; Igor Queiroz; Diane Portella, da "di[versa] ideias em movimento"; Prince Addamo, do "Original Ateliê" e Tiago Ribeiro do coletivo "Sociedade da Prensa" trabalharam nas últimas impressões, montagem e encadernação da tiragem. 

Evento Multimídia 

Além do lançamento do livro, haverá projeção externa dos curtas “Sobre Helen - Fotobiografia Arlete Soares", de Goli Guerreiro e Laís Machado e "Carrego nas Mãos o meu Saber", dirigido por Marcelo Pinheiro, da Apus Filmes. O filme mostra a pesquisa de Flávio nos ofícios gráficos, o resgate dos fazeres manuais e tipográficos, seu trabalho como editor, produtor de feiras e serígrafo, além do legado que deixou no bairro do Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador, onde nasceu e se criou. Também estará em cartaz no Oliveiras a exposição "FLOS: as artes gráficas de Flávio Oliveiras".

Anote 

Lançamento presencial do livro Sobre Helen / Exposição "FLOS: as artes gráficas de Flávio Oliveiras" / Projeção de Mini Docs: “Sobre Helen - Fotobiografia Arlete Soares" (2021) e "Carrego nas Mãos o meu Saber" (2021).  

Data e horário: 07 de abril (Quinta-feira) das 18 às 22 horas

Local: Espaço Oliveiras - Bar e Galeria cultural, rua Direita de Santo Antônio, 110