Helô Sampaio

Coloque o vinho seco para esfriar que estou chegando bronzeada


Foto: Pixabay | Creative Commons

Pronto! Estou de volta linda, loura, gostosa e maravilhosa. A minha preocupação era de vocês morrerem de saudade da bonitona aqui. Ficava pensando em como conversar com vocês se não estava saindo de casa, passeando pelas cidades, vivendo coisas interessantes. Falar de coisa ruim, vocês já deviam ter muita gente próxima fazendo isso.  Eu só gosto de conversar coisas boas.

Com essa praga de Covid eu me enfurnei dentro de casa que não saía nem pra cuspir, como diz o povo de minha terra, Ibicaraí. Ah! Estive lá também pra matar saudade mas nem saltei do carro para ver os amigos. Depois de dar uma volta pela cidade toda, entrei na casa de Lula, meu irmão, e só. Daí voltamos para casa da minha irmã Ana, em Itabuna.

A irmandade é forte, mas não pude ver os amigos com medo desta maldita Covid. Também, depois de tantas cirurgias que tive que fazer nessa vida... Se brincar, vou pro beleléu, como diz o outro. Brinco, não. E só vou `prá lá’ no dia que o ‘Pai Velho’ quiser e não por bobeira minha, viu, Covid infame?

Ainda bem que os nossos doutores foram ágeis, vacinaram meia banda de mundo e estão banindo esta praga. Eu já tomei as três vacinas. E se vier a quarta, quinta, décima, eu tomo todas. Tomo vacinas, mente impura, não é cerveja, não, que eu não quero mais saber da ‘loura’. Agora, de vez em quando, tomo um vinho tinto seco, que é a minha nova paixão, viu, amiguinho?

Quando eu for aí, em sua casa, pode botar uma tacinha de vinho que eu viro com muito prazer. Mas já me divorciei da ‘loura’, não quero mais saber dela. Minha irnã Ana me viciou e agora eu só quero saber de um vinhozinho seco, bem gostoso, natural ou gelado. Tintim!

Gente, que agonia, em pleno 2022, não poder tirar o pé de casa, ver os amigos, abraçar, beijar, almoçar juntos, fofocar, contar um monte de mentira para relaxar, ou ir sentir esse solzão na praia, passear pelas ruas, voltar à alegria da vida. Mas vai passar. E eu já voltei com energia redobrada para a hidroterapia.

Na hora que cheguei na beira da piscina, as amiguinhas pararam para ver o mergulho da bela sereia que, como sempre, foi ‘felomenal’, como diria Chico Anísio. Poliana até bateu palmas para a aluninha que estava ausente.  

E você, meu lindinho, prepare o seu coração e as suas perninhas para correr da esposa pois, quando você se bater comigo na rua, toda gostosinha e moreninha do sol, você  vai se apaixonar e a sua ‘mulé’ vai dar no seu couro. Eu, não sou ciumenta; mas a sua cara metade não vai gostar nada de dividir você com a bonitona aqui. Se vire, amorzinho, porque eu já estou quase gostosa, estou de `fechar o comércio`. A disputa vai ser grande. E você, lindinho, vai ter que marcar horário.

Enquanto me preparo para o concurso de ‘miss coroa setentona’, pedi à amiguinha Elíbia Portela uma sugestão para você, lindinha, também ficar gostosona. E ela mandou este tornedor, que vou preparar juntamente com você.

Aventais a postos, vamos à cozinha preparar esta delícia para encantar os nossos amores lindinhos.

Tornedor com crostas de castanha ao molho de cogumelo

1 - Pegar a parte central do filé mignon, cortar em discos grossos, com cerca de 3 centímetros e 180 gramas cada e temperar a carne com sal e pimenta do reino negra, moída na hora;

2 - Aquecer bem uma  frigideira, com um pouco de manteiga e azeite, e dourar a carne, virando-a sempre para que fique toda douradinha.

3 - Transferir os filés para uma assadeira, preparar uma Crosta e colocar porções da crosta sobre cada filé, cobrindo com queijo Provolone ralado grosseiramente;

4 - Levar ao forno deixando assar de 5 a 7 minutos ou até que a superfície esteja dourada.

Preparo da Crosta:

1 - Fazer uma farofa com uma xícara (chá) de farinha de pão, meia xícara (chá) de farinha de castanha de caju, 30 gramas de queijo parmesão ralado, uma colher (chá) de ervas finas, uma pitada de sal e duas gemas de ovos.

2 - Misturar tudo e aplicar colheradas sobre cada filé, comprimindo bem para não soltar.

Preparo do molho de coqumelos:

1 - Na mesma panela que fritou os filés, colocar uma colher (sopa) de manteiga e, quando aquecida, juntar uma (sopa) de cebola ralada, aguardando que doure.

2 - Juntar alguns cogumelos fatiados, salteando por instantes, e acrescentar uma xícara (chá) de caldo de carne, deixando ferver e reduzir.

3 - Agregar uma colher (chá) de farinha de trigo diluída em um pouco de água, e deixar cozinhar até o molho encorpara. Juntar uma colher (chá) de salsinha micro picada e acertar o sal.

4 - Colocar o molho sobre os filés e servir acompanhados de purê de mandioquinha ou, se preferir, arroz branco, finalizando com uma gostosa sobremesa. Ah! pode abrir e servir aquele champanhe geladinho.

Agora, é aguardar os aplausos pela delícia servida com o auxilio da grande amiga Elíbia Portela.