Veículos

Motor 1.3 é o destaque do Duster

O motor 1.3 turbo trabalha em conjunto com o câmbio automático CVT

A potência é de 162 cv, com gasolina, e 170 cv com etanol

O Duster acaba de ganhar o motor TCe 1 3 turbo flexível que estreou no Captur há seis meses. A novidade faz parte da linha 2023 do SUV compacto da Renault e está em conformidade com as regras de emissões de poluentes que entraram em vigor no Brasil em 1.º de janeiro. Por ora, o quatro-cilindros é oferecido apenas na versão de topo, Iconic, cuja tabela parte de R$ 135.590.

Assim como no Captur, no Duster o motor 1.3 turbo trabalha em conjunto com o câmbio automático CVT, que simula oito marchas. A potência é de 162 cv, com gasolina, e 170 cv com etanol. Já o torque máximo, de 27,5 mkgf às 1.600 rpm, é o maior da categoria

Como resultado, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e a velocidade máxima é de 190 km/h. Além disso, as retomadas de velocidade ficaram até 36% mais rápidas, conforme a Renault.

A marca informa que o modelo também é mais econômico - tem nota "A" no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. Nas medições, o modelo pode rodar, em média, 16,1 km na estrada e 13,9 km na cidade com um litro de gasolina. Com o combustível vegetal, os números são de 11,7 km e 9,9 km, respectivamente.

O motor 1.3 foi desenvolvido pela Renault em parceria com a Mercedes-Benz. Por isso, também equipa carros da marca alemã com tração dianteira, como o hatch Classe A e o SUV de sete lugares GLB. Porém em versão apenas a gasolina.

As demais configurações do Duster vem com o 1.6 SCe aspirado de quatro cilindros. Graças aos ajustes feitos para atender as novas regras de emissões, o consumo foi reduzido em até 3,9%, segundo a Renault. A potência de 120 cv e o torque de 16,2 mkgf foram mantidos.

A versão Zen 1.6, tem preço inicial de R$ 99.990 com câmbio manual e de R$ 108.990 com o CVT. A Intense 1.6 parte de R$ 115 190 e a Iconic 1.6, de R$ 122.090. Ambas vêm apenas com a caixa automática.

Com o novo motor 1.3, o Duster ganha fôlego para enfrentar a concorrência. Em 2021, o Renault somou 22.457 vendas e ficou em oitavo no ranking. Ou seja, atrás de Jeep Renegade (73.913), Hyundai Creta (53.579), Volkswagen T-Cross (52.307), Chevrolet Tracker (50.757), VW Nivus (36.664) e Nissan Kicks (36.524).

A próxima a receber o 1.3 turbo será a Oroch. A picape intermediária (maior que uma compacta e menor que uma média) teve 12.133 emplacamentos em 2021. A líder, Fiat Toro, somou 70 980 vendas. Em breve estreiam a Ford Maverick e a nova Chevrolet Montana.