Pedro Oliveira

Governo investe R$ 4,2 milhões em Colégio estadual em Queimadas

Com recursos da ordem de R$ 4,2 milhões, o governo do estado deu início às obras de ampliação e modernização do Colégio Estadual Santo Antônio das Queimadas - CESAQ. A parceria que deu certo no município, tem levado muitos benefícios aos queimadenses, a exemplo da revitalização da unidade de ensino que terá o número de salas de aula duplicado. O CESAQ localizado as margens da BA-120, terá três novos pavilhões.

O 1º bloco, será destinado a refeitório, bebedouro, pátio, sanitários, deposito de lixo e gás; o 2º, será direcionado a oito salas de aula climatizadas, pátio, sanitários, sala de apoio e de servidor. O 3º, a quadra poliesportiva coberta, com arquibancada para 200 pessoas sentadas e rampas de acessibilidade. As obras recém iniciadas, terá duração de 240 dias.

O colégio que já conta com oito salas de aula, secretaria, vice-secretaria, sala de coordenação, de diretor, de professores, cozinha, banheiros, biblioteca, laboratório, deposito, pátio de recreação, casa de bomba e guarita, oferece ótima estrutura física e atende todos protocolos de exigência da Vigilância Sanitária para o início do ano letivo. Será exigido dos alunos, comprovante de vacinação, uso de máscara, álcool gel e distanciamento.

A unidade com mais de 700 alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio matriculados, conta com 35 professores e funciona nos três turnos. Diariamente o estabelecimento passa por serviços de higienização em suas dependências. As obras de ampliação e modernização do educandário, vem sendo aguardada com muita expectativa pelos alunos, professores e diretores.

Aulas presenciais em março

O professor e secretário de educação de Queimadas, Rogério Reis, que esteve participando da assembleia extraordinária promovido pelo Consórcio do Sisal, dia 31, na cidade de Valente, com a presença de prefeitos, secretários de educação e de saúde de 18 municípios, disse que devido à alta de casos ativos do Covid-19, na região sisaleira, foi decido por unanimidade que as aulas presencias só serão retornadas dia 7 de março, data essa que já deverá contar com os alunos da faixa etária de 5 a 11 anos, vacinados com a primeira dose. Durante a reunião em Valente, os prefeitos presentes, se comprometeram em proibir qualquer tido de eventos em seus respectivos municípios.

O último Boletim Epidemiológico divulgado em Queimadas, registra 180 casos ativos do Covid-19 e 34 óbitos, o secretário informou que toda semana tem se reunido com a equipe de saúde para fazer comparativos de dados e garante que o retorno das aulas, será feito mediante testagens de alunos e profissionais. Ele espera que a população se conscientize da gravida da doença e contribua para zerar o número de casos na comunidade, lembrando que vacina salva vidas.

Mais de 4 mil alunos já foram matriculados e o setor conta com 400 servidores, 220 são professores que lecionam em 22 escolas. A frota de veículos é formada por 16 ônibus, incluindo três adquiridos com recursos próprios do município. Nos últimos dois anos todas escolas da rede municipal receberam serviços de ampliação e modernização em suas estruturas físicas e estão aptas a receber os alunos obedecendo os protocolos exigidos pela Vigilância Epidemiológica e pelo Conselho Municipal de Educação.