Pedro Oliveira

Casos de Covid disparam nos municípios da região sisaleira

Alguns gestores já pensam em retardar o calendário de abertura do ano escolar

O crescimento de casos está sendo atribuído aos excessos de final de ano, quando muitos eventos (públicos e privados) foram realizados no Natal e na virada de ano. A significativa redução de casos em dezembro do ano passado estabeleceu um clima de confiança na população de que a pandemia já havia sido superada.

Ao contrário do que aconteceu no ano de 2020, quando a pandemia apresentava elevado número de casos e não foram realizados eventos, em dezembro do ano passado muitos gestores realizaram grandiosas comemorações natalinas e permitiram a realização de festas particulares, com os resultados negativos verificados, agora alguns deles aparecem nas redes sociais com aconselhamento e orientação publica quando o correto certo seria a não permissão dos eventos verificados.

Em consequência de o vírus ter disparado, alguns gestores já pensam em retardar o calendário de abertura do ano escolar, o que deve prejudicar mais uma vez os estudos de milhares de jovens da região.

Os Boletins Epidemiológicos divulgados pelos municípios retratam o quadro atual de casos ativos da doença na região. As mortes são desde o início da pandemia.

Em Conceição do Coité, são 232 casos ativos, um hospitalizado e 45 mortes, conforme boletim publicado pela secretaria de Saúde do município dia 28. No dia 2 de janeiro esses números eram de apenas duas pessoas infectadas pelo vírus.

Em Serrinha, o boletim o dia 27, aponta 101 casos ativos e 93 mortes. Festas continuam sendo realizadas no município.

Em Queimadas, o Boletim da última sexta-feira (28), registra 224 casos ativos e 34 mortes. Com o avanço da doença, a Secretaria de Educação prorrogou até o dia 4 de fevereiro as matriculas da rede municipal de ensino e o Encontro Pedagógico foi adiado para os dias 9 a 11. O boletim do dia 17 de dezembro não registrou nenhum caso. A prefeitura não promoveu festa de final de ano.

Em Santaluz, o boletim do dia 28, aponta 104 casos ativos, com 49 vidas perdidas. No dia 3 de janeiro, esses números eram de 8 ativos e 48 mortes, um aumento superior a 360% no número de casos de Covid-19, após as festas de fim de ano na cidade, com shows musicais e trio elétrico na virada do ano, reunindo milhares de pessoas. A prefeitura continua liberando eventos com a presença de até mil pessoas.

Em Ichu, município de 6 mil habitantes, o vírus estourou com o relaxamento dos protocolos sanitários. O boletim do dia 29, registra 159 casos ativos e quatro óbitos.

Em Valente, o boletim do dia 28, aponta 61 casos ativos, três internados e 29 mortes. No dia 4 de janeiro, não havia nenhum. O aumento é atribuído às três festas realizadas em 20 dias na cidade, duas privadas com milhares de pessoas e o réveillon feito pela prefeitura.

Em São Domingos, são 15 casos ativos e 10 mortes, conforme boletim do dia 26. A virada do ano, foi marcada na cidade, com festa de réveillon promovido pela administração municipal.