Esportes

Futsal: brasileiros dominam lista de indicações a melhores do mundo

Brasil tem 2 nomes entre os indicados

Ferrão tenta o terceiro prêmio seguido como melhor do mundo

O site Futsal Planet divulgou nessa segunda-feira (10 de janeiro) os atletas indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo. Entre os brasileiros aparecem os dois últimos vencedores da premiação, que tem a chancela da Fifa: Amandinha e Ferrão.

Escolhido nas duas últimas edições do prêmio como o melhor atleta do mundo, o catarinense Ferrão, do Barcelona, tenta o tricampeonato. Outros brasileiros estão concorrendo: Pito (Movistar Inter-ESP) e Rodrigo (Magnus).

Além deles, ainda concorrem os portugueses Erick e “Pany” Varela, o argentino Borruto, o espanhol Esteban, o iraniano Hassanzadeh, o sérvio Lazarevic e o italo-brasileiro Merlim “Babalu”.

Eleita sete vezes a melhor jogadora do mundo, Amandinha está novamente na disputa com o Leoas da Serra, de Lages. Outras brasileiras estão no páreo: Emilly (CD Burela-ESP), Luana Moura (Taboão da Serra) e Miúda (Planet Francavilla-ITA).

No feminino, além delas, ainda concorrem a portuguesa Janice Silva, a iraniana Malmoli, a russa Nikitina, a espanhola Peque, a italo-brasileira Renatinha e a italiana Taty.

Outras indicações - Entre os goleiros, Willian (Joinville) foi indicado como o melhor da posição junto de outros brasileiros: Deko (Cascavel), Guitta (Sporting-POR). Leo Higuita (Kairat Almaty-CAZ) tem dupla cidadania e também está no páreo. Ernesto, do Joaçaba, e Pedrinho, do Magnus, concorrem na categoria melhor atleta jovem do mundo.

Copa América

Seleção Brasileira de Futsal já tem os seus representantes para a Copa América 2022. O técnico Marquinhos Xavier montou o grupo de 15 atletas e divulgou nesta segunda-feira (10) a lista de nomes para defender o título no Paraguai, nova sede do torneio, e buscar a 11ª conquista na história.

Esta convocação abre a temporada 2022 do futsal. O grupo conta somente com atletas que atuam em clubes do exterior na modalidade, conforme justificou Marquinhos Xavier:

“É uma escolha em função do ciclo de treinamentos que realizamos em dezembro, que envolveu algumas avaliações, e elas evidenciaram que havia um desgaste muito grande dos jogadores em final de temporada. Isso serviu como um parâmetro para a gente. Os atletas necessitavam de um período de férias. Estamos respeitando o cronograma do Brasil e, por isso, optamos por atletas que estão em atividade pela Europa, já que eles estão em meio de temporada. Por mais que exista um consenso dos atletas e que eles treinem nas férias, estamos falando de ritmo de jogo. Entraremos em uma competição importante e eles precisam estar em ritmo de jogo. E isso nós não vamos conseguir só com treinamentos”, declarou o treinador.

A Seleção Brasileira de Futsal se apresenta no próximo sábado (15) e, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Gramado e o apoio da Rede Laghetto de hotéis, fará a preparação na cidade da serra gaúcha. O grupo fica até o dia 26 em Gramado e tem o dia seguinte como previsão de chegada ao Paraguai. A Copa América começa no dia 29 de janeiro e tem a decisão marcada para 6 de fevereiro.

O Brasil é o maior vencedor da Copa América de Futsal, com dez títulos em 12 edições, e atual campeão. O último torneio foi disputado em 2017, na cidade de San Juan, na Argentina, e a Canarinho bateu os donos da casa na decisão pelo placar de 4 a 2 para ficar com o troféu.

Confira a lista:

Goleiros
-- Guitta - Sporting (POR)
-- Roncáglio - Benfica (POR)
-- Léo Gugiel - Tyumen (RUS)

Fixos
-- Rangel - Kairat (CAZ)
-- Marlon - Palma (ESP)

Alas
-- Daniel - Eléctrico (POR)
-- Arthur - Benfica (POR)
-- Felipe Valério - ElPozo (ESP)
-- Bruno - Ukhta (RUS)
-- Marcênio - Barcelona (ESP)
-- Matheus - Barcelona (ESP)

Pivôs
-- Bruno Taffy - Tyumen (RUS)
-- Rafa Santos - ElPozo (ESP)
-- Ferrão - Barcelona (ESP)
-- Pito - Barcelona (ESP)