Esportes

Vitória corre risco de cair para o
16º com derrota para o Palmeiras

Rubro-Negro permanece em 13º, com 21 pontos, mas Mirassol, Santos e Grêmio aparecem um ponto atrás, com um jogo a menos

O Vitória continua brincando com o perigo e agora corre o risco de ser o porteiro do rebaixamento
Leia Mais Rápido
O Vitória tem 21 pontos e ocupa provisoriamente o 13º lugar do Campeonato Brasileiro. Mirassol, Santos e Grêmio somam 20 pontos e ainda podem ultrapassar o time baiano. Se os três vencerem seus jogos pendentes, o Rubro-Negro poderá cair para o 16º lugar, imediatamente acima da zona de rebaixamento.

O Vitória permaneceu na 13ª posição do Campeonato Brasileiro após ser derrotado por 4 a 0 pelo Palmeiras, na noite dessa quarta-feira (29 de julho), no Barradão.

Com 21 pontos, o time baiano ainda está fora da zona de rebaixamento, mas pode perder até três posições sem voltar a campo.

Mirassol, Santos e Grêmio aparecem logo atrás, com 20 pontos cada. Como os três clubes ainda têm partidas pendentes, uma vitória de cada concorrente seria suficiente para deixá-los à frente do Rubro-Negro.

Caso Mirassol, Santos e Grêmio vençam seus compromissos pendentes, o Vitória cairá do 13º para o 16º lugar, considerando apenas os quatro clubes citados e a situação atual da tabela.

O 16º colocado é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Nesse cenário, o Leão ficaria imediatamente acima do grupo dos quatro últimos e teria uma margem mínima para as rodadas seguintes.

A diferença de apenas um ponto mostra por que a posição atual não representa uma margem confortável. Enquanto os concorrentes não completarem seus jogos, a colocação do Vitória seguirá provisória.

Goleada também prejudica o saldo de gols

Além de não somar pontos em casa, o Vitória sofreu quatro gols, resultado que piora seu saldo, um dos critérios usados para desempatar equipes com a mesma pontuação.

O Vitória tem um saldo negativo de 9 gols, enquanto Mirassil, Santos e Grêmio registram, cada um, saldo negativo de 4.

Rubro-Negro reclama da arbitragem

Após a partida, o presidente do Vitória, Fábio Mota, afirmou que o clube apresentará uma representação à Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol.

Segundo o dirigente, Maurício deveria ter sido expulso por uma falta em Cacá antes dos cartões vermelhos recebidos pelos jogadores do Vitória. O comentarista de arbitragem PC Oliveira também avaliou que o jogador palmeirense deveria ter recebido o cartão vermelho no lance.

As reclamações não alteram o resultado da partida, que interrompeu uma sequência de 11 jogos sem derrota do Vitória no Barradão.
Próximas rodadas aumentam a pressão sobre o Vitória

Com três equipes apenas um ponto atrás, o Vitória precisa voltar a pontuar para evitar uma aproximação ainda maior da zona de rebaixamento. A situação também exige atenção aos resultados dos adversários diretos.

A posição definitiva do clube neste momento do campeonato dependerá da conclusão dos jogos pendentes. Até lá, o 13º lugar deve ser tratado como provisório.