Helô Sampaio

Só pode ser bom um ano que começa com fato e mocotó


Olha a alegria de quem está se empanturrando de mocófato

Mais de 300 dias novinhos, esperando, ainda na embalagem, pra gente usar, gastar, curtir, aprontar, e fazer tudo que tiver vontade. E estes primeiros dias são de programação: a gente vai usar da imaginação para pensar em todas as aventuras que tem vontade de viver, e programar, com toda liberdade, como vai passar com tudo de bom, o ano dos ‘dois’ – que terá ênfase no dia 2 de fevereiro, o dia de Iemanjá, quando teremos 02 02 2022. E eu, que gosto de números pares, estou curtindo muito esta onda.

Pensei que ia criar mofo ou bolor ao ficar não sei quantos dias trancada dentro de casa – onde estou até hoje – somente lendo e vendo televisão. Cruel, véio. Fim de mundo, mesmo. Só se fala em covid, hospital, reclusão e, para variar, assaltos e roubos, o normal. O pior, - e extraordinário - foram as enchentes lá no sul da Bahia, a minha região, que me deixou bastante preocupada, pois sei do grande sofrimento do meu povo em dias normais. Com enchente, tudo piora muito.  

E dessa vez, os rios Salgado e Cachoeira não respeitaram limites: foi água acima do normal, entrando pelas ruas, pelas casas, por todos os lugares. Eu nunca tinha visto uma enchente dessa no Cachoeira. Parecia castigo divino para obrigar o Homem a repensar a sua obra, a não ficar violentando a Natureza sem pensar no amanhã. Mas Deus é grande, vai nos perdoar e ajudar os necessitados que mais sofreram com esta tragédia. Tenho fé.

Eu já estava esmorecendo dentro de casa, sem poder fazer nada a não ser fazer palavras cruzadas, quando Mira chega toda animadinha com Rosangela e Tina, nossas amigas, para me levar para tomar um ar, distrair, sair de casa. Lógico que pulei dentro do carro sem nem esperar ela acabar de falar. E saímos por aí, pela estrada, quando ela nos levou ao Condomínio Fazenda Real, que fica na BR 324, depois da Policia Federal. Um lugar lindíssimo, aconchegante, com piscinas, cavalos para montaria; é, enfim, um paraíso maravilhoso.

Depois, lógico, Tina foi acabar de preparar o rango que já tinha deixado no ponto antes de sairmos. Meu lindinho, ela preparou um mocófato maravilhoso. Não sabe o que é? É o fato preparado com mocotó, uma especialidade dela, que eu gosto muito. Mas já disse que ela só pode preparar este prato três a quatro vezes por ano, claro. Pode crer, passamos um dia espetacular. Bom demais.

Tenho fé que todos os baianos vão poder curtir o novo ano, dia a dia, com alegria, saúde, bom humor, junto com familiares e amigos, e que todos os dias serão mais coloridos e felizes. 2022 vai ser um ano maravilhoso, cheio de coisas boas, tenho certeza. Já estou prontinha para pular na piscina do Cassas (viu, Poliana?), ir pro mar furar as ondas, curtir as praias, me bronzear no sol e ficar ainda mais sedutora, he-he. Desejo tudo de bom neste novo ano. Para mim e pra você, lindinho. Vamos bombar na vida, neguinho. Me aguarde.

Elíbia Portela, minha amiga queridinha, me enviou uma receita para fazermos neste novo ano. É um tornedor, que é aquela parte central do filé mignon. Põe o avental e vamos para a cozinha.

Tornedor com crostas de castanhas de Elíbia

1 - Cortar em discos grossos – com cerca de 180g cada, e com 3 cm de altura – a parte central do filé mignon

2 - Temperar a carne com sal e pimenta-do-reino negra (a gosto), moída na hora

3 - Aquecer bem uma frigideira com um pouco de manteiga e azeite e dourar a carne, virando-a para que fique toda dourada

4  - Transferir os filés para uma assadeira, colocar porções da mistura para a crosta, sobre cada filé, e cobrir com queijo provolone ralado grosseiramente

5 - Levar ao forno e assar por 5 a 7 minutos, ou até que a superfície esteja dourada

Para a crosta – Fazer uma farofa com uma xicara (chá) de farinha de pão, meia xícara de farinha de castanha de caju, 30 g de queijo parmesão ralado, uma colher (chá) de ervas finas, uma pitada de sal e duas gemas de ovos.

Misturar todos ingredientes e aplicar colherada sobre cada filé, comprimindo bem para não soltar.

Molho de cogumelos – Na  mesma panela que fritou os filés, colocar uma colher (sopa) de manteiga e, quando aquecida, juntar uma colher (sopa) de cebola ralada. Aguardar que doure. Juntar então alguns cogumelos fatiados, salteando por instantes.

-- Acrescentar uma xícara (chá) de caldo de carne, deixando ferver e reduzir à terceira parte. Agregar uma colher (chá) de fariunha de trigo que foi diluída em um pouco de água. Deixar cozinhar até o molho encorpar. Juntar uma colher (chá) de salsinha micro picada e acertar o sal.

-- Colocar o molho sobre os filés e servir acompanhado de purê de mandioquinha ou, se quiser, arroz branco. Antes, estourar aquele champagne geladinho, desejando a todos um ano de muito sucesso, saúde e paz.