Helô Sampaio

Lembranças do Natal e receitas que vão deixar sua noite mais feliz


Foto: Pixabay | Creative Commons

Já estou espiando o Papai Noel arrumando os milhares de presentes que ele vai distribuir com os amorecos no mundo todinho. Ho-ho-ho. Esse Papai é um amorzinho: todo ano ele percorre o Planeta Terra levando alegria e esperança para as famílias, levando o sorriso e a união, renovando a pureza das crianças. Papai Noel é a figura mais amadinha do pedaço. Ho-ho-ho. A infância agradece a sua visita.

Sempre fui muito dengosa, carente de afeto, chorona. E minha mãe tinha o maior cuidado comigo: me botava no colo, acarinhava, cantava pra eu relaxar, me dengava para eu não ficar chorando o dia todo. Porque eu chorava por horas. Principalmente quando Ana, minha irmã sapeca, pegava os meus brinquedos e escondia, para me pirraçar.

Ou então ela acordava mais cedo e trocava os meus presentes – normalmente eu pedia livros de história e ela pedia bonecas. Ela trocava os sapatinhos e depois eu tinha que dar as bonecas e pedir para ela me emprestar os livros de história. Pode, froide? E minha mãe não podia fazer muita coisa pois o Papai Noel errou os sapatinhos, fazer o quê? Mas mandava que ela me emprestasse os livros. Quem ‘guentava’ com Ana? O povo dizia que ela tinha duas por dentro e quatro querendo entrar, he-he. Acho que tinha mesmo. Ainda bem que ficou uma mãe carinhosa, amorosa, uma doçura de mãe para Gianna e Pindoba, que são também meus amorecos lindos.

Carmen, a irmã mais velha, era mais quietinha e tentava dar exemplo de educação para nós. Era a menos traquina. Por que Lula, o segundo da prole, era o capeta fazendo artes nas ruas. Não parava um segundo, mexia com todo mundo, corria a cidade de ponta a ponta, aprontando estrepolias. Deixava minha mãe de cabelos brancos. Família foi a coisa melhor que Deus fez para o Mundo.

A familia se encerra com Paulo, o caçulinha lindo. Minha mãe fazia todas as suas vontades. Ele era estudioso, cresceu, veio para Salvador para fazer vestibular, passou e hoje é um grande médico em São Paulo. Tem duas filhotas lindas – Mariah e Dara – que vieram morar na Bahia (Mariah em Conquista e Dara em Salvador, com Odete, sua mamãe) o que deixou a titia muito feliz por tê-las mais perto. E também porque agora a titia tem mais um lugar para ‘filar’ um almoço gostoso. A cunhada prepara cada delicia... Aproveito a sobremesa para matar saudada e falar do mano amado.

Não sei porque estou tão saudosa. Papai Noel tem dessas coisas: nos faz relembrar fatos carinhosos, lembrar mais da família toda, dos amigos queridos. Credo! Tô muito carente. Cema, Júlia e Mira, minhas irmãzinhas da vida, corram aqui pra me botar no colo. Mas você não precisa vir de Itabuna, não, viu Ana, minha mana amadinha. Logo, logo, estarei aí para lhe encher de beijos e encher minha barriguinha com as delícias de Alaíde, minha neguinha amadinha, que prepara tudo que eu gosto.

Trem bom as coisas que a Neguinha faz pra mim. Engordo 250 graminhas por semana,he-he. Isso aí, vamos acabar de arrumar a árvore de Natal que o Papai Noel não se atrasa. Colocar os sapatinhos das crianças e rezar para o bom velhinho trazer os presentes, realizar os desejos, (que ficam cada dia mais difíceis de atender).

Mas a fé remove montanha, e nós sempre vamos conseguir receber o bom velhinho que vem para alegrar as nossas criancinhas. E é a minha querida amiguinha-irmã, Elibia Portela, quem nos esclarece sobre o Natal. Vejam o que ela nos conta. 

Noite Feliz!

O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa. (Fonte: Wikipédia).

Costumes populares modernos típicos do feriado, incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas Natalinas, comemorações na Igreja, Refeições Especiais, e a exibição de decorações diferentes; incluindo as Árvores de Natal bem decoradas e iluminadas com pisca – pisca e muitas alegorias, como bolas e guirlandas.

Quanto à mesa, combine sempre a decoração com o ambiente. Use toalhas de mesa com cores que evocam o Natal. Porém, se a sua mesa possui detalhes atraentes, deixá-la ter um lugar de destaque é o mais recomendado. Outra opção, é não usar toalhas na mesa, e sim, jogos americanos deixando assim, que ela seja o foco da festa.

Depois de tudo bem cuidado, vamos agora lembrar que os nossos convidados e familiares estão presentes, para uma refeição especial regada de muitas delícias.

Deixo para todos, algumas receitas práticas para que possamos curtir esta noite com mais alegrias! É sempre bom manter alguém preparado para que possa lhe ajudar na hora do serviço pois, nem tudo podemos deixar pronto com muita antecedência. Feliz Natal!

Salada Especial

Arrumar em um prato: Mix de folhas rasgadas (alface americana, crespa, lisa, rúcula ), tomates cerejas cortados ao meio, azeitonas pretas sem caroços, palmito picado, queijo Mussarela de búfala em cubinhos, nozes picadas, presunto defumado cortado em cubos, alguns morangos picados e buquês de brócolis cozidos no vapor. Polvilhe todos com Queijo grana Padano, ralado na parte grossa do ralo.

Para o molho: 30 ml de azeite de oliva, 30 ml de mostarda em pasta, 20 ml de mel, 15 ml de aceto balsâmico, algumas alcaparras, sal e pimenta a gosto. Misturar todos e servir á parte, numa molheira.

Peru Natalino

Ingredientes: 1 peru grande (aproximadamente 6 kilos), 1 colher (sopa) de sal, 6 colheres (sopa) de suco de limão, 6 dentes de alho amassados, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino, 1 colher de sobremesa de tomilho, 100ml de vinho branco seco, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, 10 fatias de toicinho defumado( bacon).

Modo de fazer:

- Começar a preparar o peru na véspera. Limpar bem por dentro e por fora. Colocar numa bacia de cozinha, cobrir com água fria, juntar o suco de 2 limões e deixar de molho por cerca de 30 min.

Enquanto isso, em outro recipiente, combinar o alho, tomilho, pimenta, azeite e vinho. Retirar o peru da água e enxugar bem com papel-toalha. Esfregar os temperos por dentro e por fora da ave. Coloca-la  numa tigela, envolver em filme plástico e deixar na geladeira até o dia seguinte.

Na hora de preparar, pré-aquecer o forno em temperatura alta (220º). Colocar o peru, prendendo as asas, cruzando e amarrando as pernas. Sobre o peito do peru, colocar as tiras do toicinho, cobrir com papel de alumínio e leve para assar em forno preaquecido, por 1 hora. 

Retirar o papel alumínio, e deixar no forno para acabar de assar e ficar bem dourado. Enquanto o peru assa, preparar o molho.

Molho:

3 colheres (sopa) de manteiga , 2 colheres (sopa) de cebola picada, 1 ½ xícara de chá do caldo do peru que ficou na assadeira (peneirado), frutas secas, (ameixas, damascos, e maçãs). Temperar tudo com uma pitada de noz-moscada a gosto.

Numa panela, derreter a manteiga e juntar as frutas secas, salteando por alguns minutos. Temperar com sal e noz-moscada a gosto. Acrescentar o caldo que se formou na assadeira (passado por peneira), e encorpar com um pouco de amido dissolvido em um pouco de água. (fica um molho espesso, ponto de xarope). Servir numa molheira.

Farofa Crocante

ngredientes - Usar o Bacon que assou o peru, 1 cebola ralada, 1 xícara de chá de farinha de pão , 250 g de Granola, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de chá de salsinha desidratada, duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado, Sal a gosto.

Modo de fazer: Picar o bacon em cubos pequenos e colocar em uma frigideira. Acrescentar a manteiga, cebola e deixe dourar. Logo depois, coloque a farinha de pão e Granola misturando bem.