Pedro Oliveira

Queimadas sediará 1º Festival de Economia Solidaria


O festival acontecerá no Lions Clube, ao lado das ruinas da igreja matriz de Queimadas

O 1º Festival de Economia Solidaria do município de Queimadas, na região de Identidade do Território do Sisal, a 300 quilômetros de Salvador, será realizado no Lions Clube da cidade, cujo objetivo é o fortalecimento da cadeia produtiva do segmento junto aos produtores da agricultura familiar. O evento organizado pela secretaria de Meio Ambiente e Agricultura – SEMAGRI, visa valorizar a cultura, a gastronomia, além de incentivar a culinária, a música, o artesanato e a moda local.

O evento terá dias de duração, 18 e 19 de dezembro e contará com apresentações musicais e culturais: reisado, samba-de-roda e capoeira. Na parte musical, o cantor e compositor Joziel Forró da Bahia, é um dos convidados. A programação prever ainda, debater o papel da organização social e comercialização de produtos fabricados por grupos de trabalhadores - mulheres e homens - que fazem parte da agricultura familiar e associações e cooperativas do município.

Segundo Fabricio Yhasis, da comissão organizadora do evento, cerca de 50 expositores já confirmaram participação e relata: “O festival chega para fortalecer a cadeia produtiva de Economia Solidaria local. Entre os expositores convidados estão os índios da tribo Kikiri que moram na comunidade de Mirandela em Banzaê, e dois artesões da cidade de Capim Grosso, que trabalham com peças feitas em couro. Na área da gastronomia, as novidades ficarão por conta do panetone de licuri, já do cacto (palma) o sorvete, o geladinho, e o suco”.

O secretário da SEMAGRI, Marco Aquino, informou que o acesso ao festival, só será permitido com máscara e o cartão de vacinação do Covid-19, atualizado, atendendo as exigências da Organização Mundial de Saúde (OMS).