Esportes

Andreas entrega e Palmeiras é campeão da Copa Libertadores

Falha bisonha na prorrogação deu o título ao alviverde paulista

Foto: Alexandre Vidal
Gabigol marcou para o Flamengo. Foi pouco.

Os mais de 40 milhões de torcedores do Flamengo viram, sem acreditar nos próprios olhos, Andreas Pereira, entregar a bola para Deyverson marcar o segundo gol do Palmeiras, no primeiro tempo da prorrogação, depois do empate por 1 a 1 no tempo normal (Raphael Veiga abriu o placar aos 5 minutos da etapa inicial e Gabigol empatou aos 26 de segundo).

O Palmeiras conquistou seu terceiro título da competição. A partida foi realizada no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. O time paulista foi campeão em 1999, quando superou o Deportivo Cali, da Colômbia, e em 2020, quando bateu o Santos. O Palmeiras se junta a Santos, Grêmio e São Paulo como únicos tricampeões brasileiros da competição.

O primeiro tempo não poderia começar melhor para o torcedor do Palmeiras. Logo na primeira chegada, o time paulista abriu o placar com Raphael Veiga. Mayke, que só foi titular por conta da suspensão de Marcos Rocha, foi à linha de fundo e deu passe rasteiro para a grande área. Veia chutou de primeira, também rasteiro para vencer Diego Alves.

Mesmo atrás do placar, porém, o Flamengo tentou manter seu esquema de jogo e chegou com perigo em dois lances. Aos 16, Bruno Henrique invadiu a área, fez um corte no adversário, mas na hora do chute, foi travado por Mayke. Depois, aos 18, Gabigol completou cruzamento de cabeça, mas para fora.

A partida continuou movimentada com chances para os dois lados. Rodrigo Caio quase fez contra ao tentar afastar cruzamento. Depois, Raphael Veiga tentou chute de longa, mas Diego Alves defendeu. O Flamengo respondeu com Arrascaeta duas vezes. No primeiro chute, Weverton defendeu e, na segunda, foi travado.

Em desvantagem, o Flamengo voltou a campo mais ofensivo e levou perigo nos primeiros minutos com tentativa de Gabigol. Depois, em cobrança de escanteio, Willian Arão cabeceou muito perto da trave.

Mas o time paulista mostrou que não estava satisfeito com o 1 a 0 e também foi para cima. Aos sete, Rony bateu colocado e exigiu grande defesa de Diego Alves. Aos dez, uma das chances mais perigosas: David Luiz ficou livre na área e só não empatou por milagre de Weverton.

De tanto insistir, porém, o Flamengo chegou ao empate aos 26 minutos. Gabriel recebeu passe de Arrascaeta no lado esquerdo da área e surpreendeu Weverton ao chutar direto. A bola foi rasteira e no cantinho.

Se o gol não saiu no tempo normal, não demorou para sair na prorrogação. Logo aos quatro minutos, Deryverson, que tinha acabado de entrar no lugar de Veiga, aproveitou falha de Andreas Pereira, invadiu a área sozinho e fez o segundo. Apesar do final nervoso, o Palmeiras focou na marcação e conseguiu anular os ataques do Flamengo para conquistar o título.

Ficha do jogo
Palmeiras 2 x 1 Flamengo


Palmeiras
Weverton;
Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez;
Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael (Danilo Barbosa), Gustavo Scarpa e Raphael Veiga (Deyverson);
Rony e Dudu (Wesley).
Técnico: Abel Ferreira

Flamengo
Diego Alves;
Isla (Matheuzinho), David Luiz, Rodrigo Caio e Filipe Luis (Renê);
William Arão, Andreas Pereira, Éverton Ribeiro (Michael) e Arrascaeta;
Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: Renato Gaúcho

Gols
Palmeiras:
Raphael Veiga 6′ 1T e Deyverson 4′ 1T pr
Flamengo: Gabriel 26′ 2T

Cartões Amarelos:
Palmeiras
: Piquerez e Gustavo Gómez
Flamengo: Rodrigo Caio, Arrascaeta e Gabriel

A campanha do Palmeiras

Na fase de grupos, garantiu a segunda melhor campanha com 15 pontos, um a menos do que o Atlético-MG. Foram cinco vitórias e uma derrota. O único revés do clube em toda a campanha foi diante do Defensa y Justicia, da Argentina, por 4 a 3, em São Paulo.

No mata-mata, deixou para trás Universidad Católica, com duas vitórias, São Paulo, com um empate e uma vitória, e Atlético-MG, com dois empates.

Jogos

-- Palmeiras 3 x 2 Universitario (Fora)
-- Palmeiras 5 x 0 Independiente del Valle (Casa)
-- Palmeiras 2 x 1 Defensa y Justicia (F)
-- Palmeiras 1 x 0 Independiente del Valle (F)
-- Palmeiras 3 x 4 Defensa y Justicia (C)
-- Palmeiras 6 x 0 Universitario (C)
-- Palmeiras 1 x 0 Universidad Católica (F)
-- Palmeiras 1 x 0 Universidad Católica (C)
-- Palmeiras 1 x 1 São Paulo (F)
-- Palmeiras 3 x 0 São Paulo (C)
-- Palmeiras 0 x 0 Atlético-MG (C)
-- Palmeiras 1 x 1 Atlético-MG (F)
-- Palmeiras 2 x 1 Flamengo (campo neutro)

O ranking de títulos por clube segue com domínio argentino, com os líderes Independiente, com sete conquistas, e Boca Juniors, com seis. Na lista por países, porém, o Brasil ficou mais próximo da Argentina, aparecendo com 22 títulos contra 25. Por outro lado, dez clubes canarinhos já foram conquistaram a Glória Eterna, contra oito argentinos.

Argentina 25
Brasil 22
Uruguai 8
Colômbia 3
Paraguai 3
Chile 1
Equador 1