Pedro Oliveira

Agricultura familiar é fortalecida no município de Queimadas

A agricultura familiar em Queimadas tem ganhado projeção e vem sendo de suma importância para assegurar a cadeia produtiva e alimentar do município, além de gerar emprego e renda, serve de mola propulsora da economia local. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Marco Aquino, disse que o queimadense tem um dom de trabalhar com a terra dando saltos de produtividade e de qualidade da produção e que para chegar a esse patamar teve que atuar na valorização dos agricultores que se enquadram ao programa, oferecendo lhe diversas vantagens para que eles possam se modernizar e aumentar a renda.

Ainda de acordo com o secretário, nos últimos anos foram desenvolvidas diversas ações junto às associações e cooperativas oferecendo acompanhamento técnico, individual e coletivo aos produtores rurais e em especifico as entidades formadas por mulheres da agricultura familiar, que atuam na fabricação de alimentos que são destinados ao Programa de Aquisição Alimentar – PAA, por sua qualidade diferenciada dos convencionais.

“Antes da pandemia do coronavírus, o município chegou a comprar através do PAA, 24 mil quilos de produtos da agricultura familiar ao ano. Os alimentos entregues a Secretaria de Assistência Social por meio do CRAS, chegam a beneficiar 364 famílias em situação de vulnerabilidade. As compras em maior escala, são feitas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PENAE, atendendo as normas da lei que determina o município a adquirir no mínimo 30% do que é oriundo da agricultura familiar”, explica o secretário.   

 Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, o município vem proporcionando cursos de capacitação nas cadeias da caprinocultura, ovinocultura, piscicultura e bovinocultura de leite, devida a importância da bacia leiteira local. “A parceria do município com o governo do estado, já facilitou o investimento de mais de R$ 2 milhões no fortalecimento da infraestrutura dos agricultores que trabalham com bovinocultura leiteira”, ressalta o secretário lembrando ainda, que a secretaria conta com dois técnicos agrícolas e dois veterinários, além de parcerias com instituições públicas e privadas.

Finalizando Marco Aquino comentou que está concluindo um projeto muito importante para a agricultura familiar que é o SIM - Serviço Municipal de Inspeção de Origem Animal e relata: “Sem esse selo, não podemos comprar os produtos oriundos do município, porque a legislação sanitária não nos permite. Com o SIM vamos poder comprar galinha caipira abatida, ovos, leite e seus derivados, além do mel, entre outros que fazem parte da merenda escolar. Estamos certificando dois empreendimentos em Queimadas, um voltado para derivados do leite e outro do mel”.