Veículos

Range Rover: o que muda em 2022

Haverá versões com motor a combustão e híbridas

Luxo e soluções eletrônicas

Após uma década sem atualizações importantes, o Land Rover Range Rover chega à quinta geração. O novo SUV, que acaba de ser apresentado na Inglaterra, tem visual impactante, muito luxo e soluções eletrônicas para lá de inovadoras.

Haverá versões com motor a combustão e híbridas. Uma opção 100% elétrica deve estrear na Europa em 2024. Por ora, há apenas as opções convencionais e SV (Special Vehicles), com acabamento exclusivo.

O novo utilitário tem visual limpo e moderno, que mantém o DNA da linha. A principal inovação está na parte traseira - as lanternas de LEDs têm formato de filetes verticais e são alinhadas com a tampa do porta-malas.

Segundo palavras do chefe de Criação da marca, Gerry McGovern, o novo modelo tem três linhas principais que o definem como um todo. Seja como for, o visual quadradão foi levemente suavizado. A carroceria tem entre 5,02 e 5,25 metros de comprimento. Já a altura é de, em média, de 2,95 m.

Na dianteira, a grade tem novo desenho e se conecta aos faróis, que ficaram mais finos e ganharam luzes de LEDs. A parte inferior muda da versão convencional para a SV.

A versão de entrada pode ter quatro ou cinco lugares. Já na de topo, com 20 cm a mais de comprimento, há sete assentos dispostos em três filas.

Para celebrar os 51 anos da marca, a empresa aposta no novo Range Rover para dar início ao seu processo de eletrificação. Isso apesar de por ora haver apenas opções com motores a gasolina e turbodiesel.

A nova geração é feita sobre a plataforma MLA-Flex, que pode receber diferentes tipos de propulsão. Por isso, servirá para fazer a transição dos motores a combustão para os futuros sistemas híbridos e, depois, elétricos.

Inicialmente, haverá versões a gasolina, como um V8 de 4,4 litros com turbo que gera potência de 530 cv e torque de 76,4 mkgf. As versões de entrada virão com o 3.0 turbo de 400 cv e 56,1 mkgf. Por sua vez, as turbodiesel terão opção de 300 cv e 350 cv, com, respectivamente, 66 kgfm e 71,1 mkgf.

Para as configurações híbridas, os números também são bastante parrudos. Na convencional, o motor é um seis-cilindros a gasolina que gera 395 cv e vai atuar em conjunto com um sistema elétrico de 48V. Já a plug-in também terá um 3.0 de seis cilindros e 434 cv.

Na cabine, o destaque é a central multimídia com tela de 13,1 polegadas. Há ar-condicionado de quatro zonas e sistema que estaciona o SUV sozinho, entre outros itens.