Veículos

Pirelli lança no Brasil linha de pneus que repara furo sozinha

A Seal Inside não repara danos causados às laterais dos pneus

Se houver perfuração uma massa vedante dentro do pneu evita a saída de ar

A Pirelli está lançando no Brasil os novos pneus Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT, que atendem as principais linhas de automóveis vendidas no País. Já a tecnologia Seal Inside (selo interno, em tradução livre), é um tipo de reparo automático que, segundo a fabricante, pode consertar furos de até 4 mm sozinha.

Assim, se houver perfuração por um prego, por exemplo, uma massa vedante dentro do pneu envolve o objeto e evita a saída de ar. Essa espécie de cola também preenche orifícios quando o elemento perfurante se solta da banda de rodagem.

A Seal Inside não repara danos causados às laterais dos pneus. Bem como não é eficaz em casos como rasgos e furos muito grandes Porém, a Pirelli informa que cerca de 85% dos casos de perfuração de pneus no Brasil poderiam ser resolvidos se todos os produtos tivessem a tecnologia.

A novidade está disponível para 20 medidas, do aro 16 ao 19, nas linhas Scorpion, Cinturato e P Zero. Conforme a fabricante, isso engloba cerca de 70% dos automóveis. Por ora, a menor medida é a 195/55 R16 e a maior, 235/55 R 19.

Para comprovar a eficiência do Seal Inside, a Pirelli realizou uma série de exercícios em sua pisa de testes em Elias Fausto, no interior de São Paulo. Em um dos mais impressionantes, os técnicos mediram a pressão dos pneus de um Cruze antes de o carro passar sobre uma placa metálica com cerca de dez pregos.

Em seguida, embarcamos no Chevrolet juntamente com o jornalista Rodrigo França e um piloto da empresa. O modelo passou sobre trechos de pista que simulam vários tipos de asfalto de vias brasileiras - do mais conservado ao bastante deteriorado. Em seguida, o Cruze voltou à área de boxes, onde a pressão dos pneus foi novamente medida. Ela até aumentou um pouco, por causa do calor gerado pelos testes.

O Cinturato P7, por sua vez, traz novos compostos e desenho da banda de rodagem. Assim, além de ficar bem mais silencioso, oferece ótimo nível de dirigibilidade e mantém o carro sob controle sobre piso bastante molhado.

Já o novo Scorpion é ideal para SUVs que rodam sobretudo em vias pavimentadas. Com novo desenho e estrutura de construção, garante muita segurança e conforto, bem como silêncio a bordo.

Para SUVs e picapes, o novo Scorpion HT é do tipo 70% asfalto e 30% fora de estrada. Além disso, traz novo desenho inspirado no de pneus off-road. Avaliamos a novidade na pista de testes com uma Fiat Toro e uma Volkswagen Amarok. A duas ficaram firmes mesmo em rampas severas, sobre lama e ao fazer a transição entre trechos de terra e grama.