Helô Sampaio

Aprenda a fazer o arroz libanês de frango servido pelo Delícias da Jô

Acompanha bem com tabule, kibes crus e de forno

O solzão está aí, forte e atraente, para amorenar nós todas e nos deixarmos lindas e gostosas para irmos à rua, e atrairmos todos os olhares e assobios. Ah! Poliana, ter retornado à natação foi a melhor coisa do mundo. Ficamos nós, umas vinte e poucas coroas sedutoras, abrilhantando a piscina do Clube Cassas aqui, de Piatã, para depois encantarmos a cidade. Cada uma querendo ser mais bonita que a outra. Isso é o que eu chamo de ‘uma mulher que se disputa’. 

Chegamos sempre às 8 horas, para fofocarmos, sabermos das noticias, das novelas e das famílias por meia hora, quando caímos na piscina. É lógico que dou aquele mergulho cinematográfico, pois elas todas ficam de dentro da piscina aguardando meu salto, contando até três, quando eu caio na água. Eu me sinto a própria sereia de Itapuã. Linda, bonita e gostosa, aplaudida pela galera, he-he.

Vida, meu benzinho, tem que ser assim, bem vivida em todos os instantes, com toda intensidade. Quem vive, aproveita; quem não aproveita, dança no pedaço, neguinho, pois ‘o relógio’ não para, o tempo não volta. Ou vivemos o momento ou ficamos chupando dedo. Tem que fazer o que é bom para o seu organismo, para o seu corpo, para a sua alma. Não adianta fazer coisas que não nos tragam benefícios, que não nos deem alegria ou prazer. Não sabemos como será o próximo momento.

Qualquer abraço, carinho ou afago, faz bem ao espírito. Lembre sempre disso quando encontrar um amigo ou uma pessoa a quem queira bem. Não fique de longe. Surpreenda. Chegue perto e faça um afago qualquer. Você não verá, mas o coração dele vai se inundar de afeto. É que nós vivemos tão voltados para nós mesmo que nos esquecemos que o amigo precisa de uma atenção mais especial, de um dengo. E isso vai deixa-lo mais feliz, tenha certeza, mesmo que ele não demonstre. Alegria é qualidade na vida.

Eu não sei se é a idade ou a sensibilidade que nos faz prestar mais atenção nas pessoas, dar mais valor às coisas, nos faz buscar fazer boas ações. Hoje, tenho muito mais carinho pelas pessoas, trato com mais cuidado e dou mais amor. Mas sempre fui (e continuo sendo) muito dengosa, segundo dizia minha mãe (a quem eu enchia de beijo e abraço a toda hora). Acho que isso me faz ter mais amigos, que também me dão muita atenção.

Esses dias foram cheios de amor: Pindoba, meu sobrinho, veio passar uns dias aqui, com a família, para alegrar a titia e a mamãe que está comigo há algum tempo. Pode ter certeza, meu lindinho, criança preenche a vida, traz alegria, traz luz.

Ana Rosa, a filha mais velha, está com 13 anos, já mocinha, estudiosa e quieta. Já Beatriz, no auge dos seus oito aninhos, enche a casa com as suas corridas, seu converse, suas perguntas difíceis, e seu cuidado com Loly, a minha cachorrinha, que passa a ser dela quando aqui está. Ela não deixa Loly um minuto, é a alegria dela. Fico pensando se ela gosta de vir para Salvador por amor a titia ou a Loly. Não quero resposta, meu lindinho.

É muito bom quando ele está aqui porque os amigos vem visitá-lo e a casa fica animada, mesmo com todo cuidado com esta maldita Covid. A gente não se abraça mas o coração se enche de amor em encontrar amigos queridos, em relembrar Ibicaraí, nossa terrinha, em saborear ótimos tira-gostos enquanto conversamos abobrinhas. A Vida nos propicia momentos muito lindos. Não tem pandemia que acabem com o amor entre amigos, tenha a certeza.

Recebi, com surpresa, uma receita de Joana (Jô) Fialho, que é neta de Lourença Fialho, uma professora minha do tempo do ginásio, e repasso para você. Veja aí.

“Helô. imensamente feliz em saber e falar com você! Segue uma introdução e receita:

Como descendente de 3ª geração de libaneses e vivenciadora de mezzes árabes e preparo maravilhosos por minha Vó Loura desde de menina, há 3 anos venho desenvolvendo o Delícias da Jô. Além de doces e produtos de pequenas fábricas da Bahia, tenho como eixo a culinária árabe que faz parte da minha origem e resgata essa linda cultura. Hoje trago a receita do Arroz de Frango Libanês, um dos meus preferidos:

Receita

-- 1 quilo de sobrecoxa e peito
-- 1 quilo e meio de arroz
-- 2/3  de canela em pó
-- 1 cebola pequena picada
-- 2 canelas em pau
-- 2 folhas de louro
-- 1 limão
-- 2 dentes de alho socados
-- Sal e pimenta síria (o quanto baste)
-- 1 pitada de pimenta do reino
-- 3 colheres de sopa de óleo
-- 1 colher de chá de manteiga

Como preparar

1 - Limpar o frango, lavar com água e limão, e temperar com alho, sal, pimenta síria e canela.

2 - Esquentar o óleo (2 colheres) na panela e refogar a 2/3 da cebola. Quando estiver dourada selar o frango um a um.

3 - Em seguida colocar folhas de louro e canela em pau, ajustar pimentas, sal e canela.

4 - Colocar água fervente até cobrir o frango.

5 - Deixar cozinhar até o ponto tenro do frango. O caldo do frango deverá ser coado para o cozimento do arroz. Reserve-o, bem como o frango em uma tigela para esfriar um pouco. 

6 - Em uma panela limpa esquente 1 colher de sopa de óleo e 1 de manteiga, em seguida acrescente 1/3 da cebola.

7 - Refogue o arroz já lavado e coloque 1 pitada de sal, 1 colher sobremesa síria e 1 colher sopa canela em pó.

8 - Acrescente o caldo do frango ainda morno e complete com água que baste.

9 - Após arroz cozido tampe a panela por 10 min.

10 - Reservar.

Montagem

1 - Desfiar todo o frango em tiras largas e carnudas.

2 - Para montar, na primeira camada coloque arroz, em seguida frango.

3 - Repita por mais uma vez as camadas e finalize com amêndoas em lasca torradas.

Está pronto o maravilhoso arroz de frango! Agora é reunir a turma na mesa e se deliciar.

Acompanha bem com tabule, kibes crus e de forno. Um beijo grande. Jô."

Outro beijo, Jozinha.