Pedro Oliveira

Escola da rede municipal abre 200 novas vagas em Valente


Escola Professora Cássia Nogueira oferece 200 novas vagas ao ensino infantil e fundamental

Com a retomada das aulas presenciais dia 18, foi entregue pelo governo de Valente, aos moradores do bairro Hermirio Simões, a Escola Municipal Professora Cássia Nogueira. A unidade de ensino infantil com três pavilhões custou aos cofres da prefeitura R$ 862 mil. O educandário com capacidade para atender 200 crianças matriculadas nos turnos - matutino e vespertino -, possui quatro salas de aula, biblioteca, sala de professores, secretaria, direção, orientação e apoio pedagógico, além de cozinha, refeitório, banheiros e pátio de recreação. 

“Não tem sido fácil assumir a prefeitura de Valente por conta do desemprego que é muito grande no município e a prefeitura com quase 1.500 funcionários não tem como gerar novos posto de trabalho para suprir o déficit” a declaração é do empresário e prefeito Ubaldino Amaral, que pela terceira vez comanda os destinos da comunidade, sendo eleito com 75% dos votos validos, além de ter na Câmara nove dos 11 vereadores eleitos.

Durante a reunião com os representantes da empresa calçadista Lia Line que está instalada no galpão da Sudic, o prefeito propôs aos empresários disponibilizar 22 mil metros quadros de terra para construção da sede própria da empresa e relatou que as obras de construção da nova unidade fabril estão previstas para serem iniciadas no próximo ano, com prazo de conclusão dos trabalhos em 2023. Ano em que as novas instalações entraram em operação oferecendo centenas de empregos diretos.

Ao decorrer desses 10 meses de mandato, o gestor disse que fez melhorias nas unidades dos PSFs, e o setor ganhou segundo ele, atenção vip para conter o avanço da Covid-19. “No pico da pandemia – entre os meses de março e abril – o Hospital Municipal chegou a ter 20 pessoas internadas/dia. Com o vírus sobre controle não há pacientes internados. Do inicio da doença até o momento 29 moradores vieram a óbitos”, lamenta Amaral.

Ele declarou ainda que o município necessita de mais de 200 mil metros quadrados de calçamento e de rede de saneamento básico e vem trabalhando nesse sentido para diminuir a carência. “Temos atuado também na recuperação das estradas vicinais com patrolamento e encascalhamento das vias e em parceria com a Seinfra, fizemos 18 passagens molhadas, além de oito em execução, o que tem melhorado o transito de veículos na zona rural. Na semana passada, representantes da Codevasf visitaram a cidade que esta sendo contemplada com quase 50 mil metros de pavimentação asfáltica. Ainda junto a Seinfra e a Anac, venho tentando a recuperação do aeroporto da cidade” finaliza Ubaldino Amaral.