Veículos

Primeiro SUV fabricado no Brasil pela Fiat chega às concessionárias

O novato chega em cinco versões e com preços que vão da faixa de R$ 80 mil a R$ 120 mil

Foto: Fiat
Coube à filial brasileira criar o modelo, que recebeu o nome de Pulse

Há quase uma década, a Fiat vem se preparando para produzir um SUV no Brasil. E coube à filial brasileira criar o modelo, que recebeu o nome de Pulse e começa a chegar às concessionárias neste mês.

Para as marcas generalistas, ter um SUV compacto no portfólio não é opção, mas obrigação. Em 2021, 41% dos carros emplacados no País são SUVs. A Fiat chega tarde, mas quer brigar pela liderança de vendas. Sem citar quais, a marca informa que o Pulse tem até 18 concorrentes diretos.

Isso porque o novato chega em cinco versões e com preços que vão da faixa de R$ 80 mil a R$ 120 mil - até o fechamento desta edição a marca não havia divulgado a tabela do modelo.

Há duas opções de motor flexível. O 1.3 Firefly gera 109 cv e 14,2 mkgf com etanol. Na versão de entrada Drive, o câmbio é manual de cinco velocidades. Opcionalmente há o novo automático CVT, que é fornecido pela japonesa Aisin e simula sete marchas.

1.0 turbo

O Pulse também estreia o novo motor 1.0 turbo de três cilindros. Com comando variável de válvulas e injeção direta de combustível, gera até 130 cv e, portanto, é o 1-litro mais potente feito no País. O torque, de 20,4 mkgf, é entregue às 1 750 rpm, independentemente do combustível.

O novo motor é identificado pela inscrição "Turbo 200" na tampa traseira do Pulse e pode vir nas três versões de acabamento do SUV compacto. Além da Drive há a Audace e a Impetus. Esses dois nomes estreiam na gama da Fiat.

Combinado com o 1.0 turbo, o câmbio CVT oferece três modos de condução - Manual, Normal e Sport. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,4 segundos, de acordo com dados da fabricante. Aliás, a marca informa que, na estrada, o Pulse roda até 14,6 km com um litro de gasolina.

Na cabine, um dos destaques é o painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas - a mesma da picape Toro. Assim como o multimídia Uconnect, com 10,1". O sistema estreou no Jeep Compass e tem espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay.

Na versão mais completa, há serviços conectados, wi-fi nativo e conexão 4G da operadora Tim. Além disso, o App MyUconnect fornece informações do veículo em tempo real, bem como permite dar comandos remotos pelo smartphone.

Primeiras impressões

Duas características marcaram nosso primeiro contato com o Fiat Pulse. Primeiro, a suspensão é macia e bem isolada. Quase não se ouve ruído gerado pelos pneus e o rodar é suave. Além disso, o conjunto formado pelo 1.0 turbo e o câmbio CVT garante linearidade. Mesmo no modo Sport, as respostas não são ásperas, o que garante o conforto a bordo.

O ponto fraco é o tamanho, bem próximo ao do Argo. O do bagageiro é um mistério, pois os 370 litros divulgados foram medidos de forma diferente do padrão do mercado.

Ficha técnica

-- Preço: (estimado) R$ 120 mil
-- Motor: 1.0, 3 cil, 12V, turbo, flex
-- Potência (com etanol): 130 cv
-- Torque: 20,4 mkgf
-- Tração: Dianteira
-- Comprimento: 4,10 metros
-- Entre-eixos: 2,53 metros
-- Porta-malas: 370 litros
-- Garantia: 3 anos

Prós - Motor 1.0 turbo é forte, suspensão é macia, há opção de internet e vários serviços conectados.

Contras - Tamanho é bem parecido com o do hatch Argo e porta-malas tem apenas 370 litros.