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Ducati superesportiva esgota no Brasil ainda na fase de pré-venda

Moto é feita na Itália e tem preço tabelado de R$ 146.990

Foto: Ducati
A Ducati Streetfighter V4 S

Foram 60 unidades reservadas para os brasileiros - e todas já têm dono. Assim, com o primeiro lote esgotado, chega ao País a Ducati Streetfighter V4 S, superesportiva feita na Itália e tabelada a R$ 146.990. Definido pela própria marca como a irmã sem carenagem da Panigale V4 S, o modelo tem motor V4 de 1.103 cm³ que gera 208 cv de potência às 13 mil rpm. O torque de 12,6 mkgf surge às 9.500 rpm.

O câmbio de seis marchas tem sistema Quick Shift EVO 2. Ou seja, dá para subir ou descer marchas sem a necessidade de acionar a embreagem.

Sem concorrente direta no Brasil - a mais próxima era a KTM 1290 Super Duke R, que deixou de ser vendida no País -, a Streetfighter V4 S tem entre os destaques justamente o motor Desmosedici Stradale com cilindros inclinados a 90º. Com desenvolvimento feito pelo time da Ducati da MotoGP, o quatro-cilindros tem refrigeração a líquido e cabeçote de 16 válvulas com comando desmodrômico.

Esse sistema força o movimento pelo ressalto da árvore de comando, do mesmo modo que ocorre na abertura. O objetivo é evitar a flutuação das válvulas. Isso ocorre quando, em giros muito altos, as molas não suportam a frequência gerada pela rotação do motor. O ponto negativo é o maior desgaste de peças e a necessidade de ajustes frequentes. Na prática, o resultado para o piloto é a ótima performance.

Lançada na Europa em 2020, a supermoto aposta na tecnologia para conquistar a clientela. O pacote eletrônico tem por base o uso de uma plataforma inercial de seis eixos que detecta instantaneamente variáveis como ângulo de rotação, guinada e inclinação e, dessa maneira, gerencia a direção. Há dispositivos responsáveis pela partida, aceleração e frenagem, e outros pela a tração e saída de curvas.

Na aerodinâmica há extratores de ar inspirados nos de carros de Fórmula 1. Os elementos estruturais são fixados diretamente no chassi e integrados às asas laterais. Desenhadas pela Ducati Corse em colaboração com o Ducati Design Center, garantem maior estabilidade em altas rotações.

Chama a atenção o desenho em forma de "V" do farol, que tem iluminação do tipo full- LEDs. A inspiração das linhas da dianteira vieram da Panigale V4. Por sua vez, o guidão é alto e largo. O objetivo é garantir segurança em tocadas mais esportivas sem comprometer o conforto no uso urbano.

Colabora com isso a distância de 845 milímetros do assento em relação ao solo. O tanque tem capacidade para 16 litros de gasolina. Portanto, é bastante adequado para quem gosta de encarar passeios ou viagens nos fins de semana, por exemplo.