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Fiat apresenta o SUV compacto mais potente da categoria

O Pulse tem motor 1.0 turbo flexível

Foto: Fiat
O Fiat Pulse será mais rápido que os rivais

A Fiat apresentará o Pulse à imprensa na terça-feira (19 de outubro). O inédito SUV compacto vai estrear o motor 1.0 turbo flexível que também será utilizado em carros de outras marcas do Grupo Stellantis, como Citroën e Peugeot, por exemplo. Entre os destaques, o três-cilindros com cabeçote de 12 válvulas e injeção direta de combustível, gera até 130 cv com etanol. Com gasolina, são 125 cv. Ou seja, é o mais potente da categoria no mercado brasileiro. Além disso, o torque máximo, de 20,4 mkgf, é entregue a partir das 1.750 rpm.

Para comparação, o 1.0 turbo flexível da Volkswagen, um dos motores mais modernos do mercado, produz 128 cv com o combustível vegetal. Já com o derivado de petróleo são 116 cv. O três-cilindros equipa carros como o hatch Polo, o sedã Virtus e os SUVs Nivus e T-Cross.

E, assim, como o novo motor da Fiat, que é batizado de Turbo 200, gera 20,4 mkgf. Porém, no caso do VW o torque surge mais tarde, a partir das 2.000 rpm.

Como resultado, o Fiat Pulse será mais rápido que os rivais. De acordo com a marca italiana, o novo SUV compacto poderá acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos. O Nivus, por exemplo, precisa de 10 segundos para cumprir a mesma tarefas, informa a VW. Aliás, no caso do Polo, são 9,6 segundos.

A Fiat também revelou dados de consumo do novo modelo. Com um litro de gasolina, o Pulse pode rodar, em média, 12 km na cidade e 14,6 km na estrada. Por ora, a marca não divulgou números com etanol.

O Pulse também estreará o novo câmbio automático do tipo CVT. A transmissão, de relações continuamente variáveis, é fornecida pela japonesa Aisin e simula sete velocidades. Com gerenciamento eletrônico, a caixa tem três modos de condução, que ajustam as respostas conforme o gosto do motorista.

Há ainda opção de trocas manuais na alavanca ou por meio de borboletas atrás do volante. E, para deixar o SUV mais esperto, dá para optar pelo modo Sport, que retarda as trocas de marcha. Assim, o motor trabalha mais "cheio" e oferece respostas mais esportivas.

Segundo informações da fabricante, o modo Sport também atua na assistência da direção, deixando-a mais firme. Bem como no controle eletrônico de estabilidade e no mapeamento do acelerador.

Outra peculiaridade é que o novo câmbio CVT utiliza óleo lubrificante do tipo "for life". Ou seja, que não necessita de troca e, portanto, reduz o custo de manutenção preventiva.

O Pulse é feito sobre a nova plataforma modular MLA que, de acordo com a marca, foca a conectividade e a segurança. Por isso, é esperado que o modelo tenha boa avaliação no crash-test do Latin NCAP.

Além disso, o carro terá o Fiat Connect Me, que permite operações remotas via aplicativo no celular, smartwatch ou por meio de assistente virtual. Isso inclui a possibilidade de ligar e desligar o motor e travar e destravar as portas à distância.

O nome do mais importante lançamento da Fiat no Brasil em 2021 foi definido por meio de voto popular. A escolha foi feita ao longo de mais de um mês e contou com 380 mil votos durante a mais recente edição do programa de TV Big Brother Brasil.