Artes Visuais

Inhotim promove atividades para celebrar o Dia da Criança

Com Espaço Ciência e visitas que mesclam botânica e arte

Foto: Breno da Matta
Hélio Oiticica, Invenção da cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe, 1977

Entre os dias 9 e 14 de outubro, semana do Dia da Criança, o Instituto Inhotim promove atividades que mesclam botânica, arte e arquitetura - pilares do museu - para os pequenos curtirem com suas famílias.

A programação é organizada em três módulos. No primeiro, intitulado Visita Temática - Volta ao Mundo, os educadores do Instituto partem do acervo botânico de espécies exóticas que há no Inhotim para conduzir os visitantes por uma viagem por diferentes países e culturas de onde se originam os tipos de plantas.

Junto ao mapa-múndi que cada um receberá, as crianças e famílias serão convidadas a percorrer lugares e descobrir diferentes modos de se relacionar com a natureza e com as plantas.

Já na Visita Temática - Bicho ou Planta, a ideia é mostrar como algumas plantas e animais têm características semelhantes. De modo divertido e interativo, algumas espécies do acervo botânico do Inhotim serão reveladas a partir dos nomes populares que remetem a animais, a exemplo da pata-de-elefante e orelha-de-macaco, espécies que permitem a investigação ecológica de maneira lúdica.

A programação ainda traz a edição de 2021 do Espaço Ciência, projeto do Educativo do Inhotim apoiado pela Volvo, que visa a difusão e ampliação do conhecimento científico e de informações ambientais. "A Ciência é ferramenta imprescindível para entender as questões ambientais contemporâneas e foi a partir dessa premissa que o Instituto Inhotim criou esse projeto de atendimento a visitantes espontâneos, estudantes e professores, com encontros que podem ocorrer nos jardins, no entorno de galerias e outros pontos do museu", explica Vinícius Porfírio, supervisor do Educativo do Instituto.

Entre cada visita, as crianças podem se deparar com obras como Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe, instalação do emblemático Hélio Oiticica, construída postumamente a partir de textos, plantas, maquetes e amostras deixadas pelo artista.

A obra mistura geometria e cores a partir de nove paredes em alvenaria, tinta acrílica, tela de arame e vidro. A presença da luz natural com as mudanças ao longo dos dias completa a obra, modificada a cada instante e proporcionando experiências únicas aos visitantes.

Destaque também para o site specific de grande escala O espaço físico pode ser um lugar abstrato, complexo e em construção (2021), no qual o artista Rommulo Vieira Conceição sobrepõe elementos presentes em espaços públicos e privados e reorganiza objetos e arquiteturas, fundindo ambientes de modo a causar deslocamentos simbólicos e funcionais.

Ainda na área externa, o trio de esculturas em bronze fundido pelo artista Edgard de Souza - Sem ti?tulo, 2000; Sem título, 2002; Sem título, 2005 - trazem silhuetas de uma figura masculina baseadas no corpo do próprio escultor, sugerindo um movimento contínuo.

Cada atividade é limitada a 15 pessoas por vez. Para participar, basta se inscrever na recepção do Instituto.

Programação completa:

• 9/10, sábado, às 14h: Visita Temática - Volta ao Mundo | Capacidade: 15 pessoas;

• 10/10, domingo, às 14h: Visita panorâmica - Bicho ou Planta | Capacidade: 15 pessoas;

• 10/10, domingo, às 14h: Visita panorâmica - Bicho ou Planta | Capacidade: 15 pessoas;

• 11/10, segunda-feira, às 14h: Visita Temática - Volta ao Mundo | Capacidade: 15 pessoas;

• 12/10, terça-feira, às 14h: Visita Temática - Bicho ou Planta | Capacidade: 15 pessoas;

• 14/10, quinta-feira, às 14h - Espaço Ciência, com temática voltada para botânica. Capacidade: 15 pessoas