Após nove meses da criação da Stellatins, grupo que uniu FCA e PSA, a Citroën apresenta o primeiro modelo dessa nova fase. Principal aposta para mercados emergentes, como o Brasil, a nova geração do Citroën C3 surge em versão inédita, com estilo de SUV compacto. O carro foi desenvolvido no América do Sul e na Índia para ser um produto de grande volume de vendas sobretudo fora da Europa.
Portanto, o Brasil é uma peça fundamental nesse plano. Por isso, a produção na fábrica de Porto Real (RJ) deve começar nos próximos meses, antes mesmo da virada do ano. Com isso, marcará a estreia da nova plataforma modular no País.
Essa arquitetura é mais simples que a CMP utilizada em modelos europeus e no 208, cuja nova geração é feita na Argentina. A Citroën promete lançar outros dois modelos feitos sobre a mesma base até 2024.
A aposta é em um crossover, que deverá herdar o sobrenome Aircross, e um sedã que disputará compradores com modelos como Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S, entre outros. Com o trio, a Citroën pretende ampliar sua presença global.
Tela de 10"
Durante a apresentação do novo C3, a Citroën buscou mostrar que está passando por uma fase de reconstrução. Por isso, a boa aceitação do novo C3 é ainda mais importante.
No visual, o carro agradou bastante. Entre os destaques, a dianteira traz um desenho mais moderno do duplo chevron (símbolo da marca) que forma a grade e une os faróis principais e os auxiliares.
O desenho cria a sensação de que a dianteira é alta, o que reforça a inspiração no estilo dos SUVs. Embora mantenha o porte de hatch, o novo C3 parece ser maior e mais robusto.
Segundo a Citroën, o modelo tem boa altura em relação ao solo, balanços mais curtos, bem como grandes ângulos de entrada e saída. Nas laterais há airbumps, nome que a marca dá às molduras pretas na parte inferior das portas, além de colunas traseiras encorpadas e lanternas em posição elevada.
Na cabine, o desenho vertical das peças cria a sensação de maior espaço interno. A Citroën não revelou dados técnicos, mas informou que o modelo será um dos mais espaçosos de sua categoria e terá multimídia com tela de 10 polegadas. O sistema trará soluções avançadas de conectividade.
Segundo a marca, o novo C3 chega às lojas do País no primeiro trimestre de 2022. Para isso, as unidades de pré-série devem ficar prontas em dezembro.
A expectativa é de que o trem de força seja o mesmo do Peugeot 208. Ou seja, a versão de topo deve ter motor 1.6 16V flexível de até 118 cv e 15,47 mkgf e câmbio automático de seis marchas. A de entrada virá com o 1.0 flexível da Fiat (que faz parte da FCA) e câmbio manual.
Veículos
C3 da Citroën tem cara de SUV
O carro foi desenvolvido no América do Sul e na Índia
