Educação / Palco

Teatroescola  lança plataforma virtual e seleciona novos alunos para cursos regulares

Aulas acontecerão pelo Google for Education

Foto: Teatroescola - Foto de Acervo
Teatro
Nell Araújo, diretor do Teatroescola

Apesar da necessidade de reorganizar a dinâmica de trabalho provocada pela pandemia, o Teatroescola - escola artística voltada para jovens negros e indígenas de Salvador e Região Metropolitana - se manteve atuando à distância nesse período, organizando a sua plataforma virtual.

O projeto reuniu mais de 30 professores voluntários de Salvador e outras regiões do Brasil e está com inscrições abertas no link https://linktr.ee/teatroescola1 até sexta-feira (03) para os cursos regulares que vão acontecer em formato virtual.

Para participar do processo seletivo para as bolsas dos cursos oferecidos pelo Teatroescola, é necessário se declarar jovem afrodescendente ou indígena, ser concluinte ou estudante da rede pública de ensino (fundamental ou médio), ter entre 14 e 25 anos e morar em Salvador ou Região Metropolitana.

As aulas serão executadas na plataforma Google for Education, possível graças ao apoio do Google ao projeto baiano. Cicloramaah, plataforma de conteúdos educativos, também será utilizada no processo, auxiliando os alunos em uma prática de docência com abordagem leve e interativa, e conectada aos elementos da cultura digital de rede social (memes, tik tok, thread, vídeos, imagens).

As grades das aulas são divididas entre conteúdos artísticos e de cunho sócio político. As aulas artísticas são de Dança Moderna; Produção Cultural; Arte Negra e Entretenimento;  Produção de Arte e Engenharia da Produção; Libras nas Artes; Teatro e Fotografia. As aulas da grade Sócio Político são de Cultura Brasileira;

Mediação de Conflitos por uma Cultura de Diversidade e Inclusão; Habilidades Técnicas e Comportamentais no Ambiente Virtual; Afro Empreendedorismo; Comunicação; Cultura e Diversidade; Gestão Cultural; Produção Editorial; Cerimonial; Protocolos para Eventos Culturais. 

O Teatroescola vai promover durante o ano letivo aulas abertas com transmissão pelo YouTube, com convidados e especialistas em áreas como Gestão da Cultura; Estudos Indígenas e Africanos; Estudos Sociais.

Parcerias para o ano letivo

Para a realização das atividades desse novo período letivo, o Teatroescola contará com a parceria de empresas e entidades ao longo desses meses.

O Terreiro Abassá de Ogum vai sediar as aulas sobre religiosidade afro-brasileira, com Mãe Jaciara de Oxum. Já o Itaú Cultural vai ministrar o curso de Produção Editorial, com o objetivo de lançar a primeira edição da revista do Teatroescola. Já a Cultura Inglesa vai dar bolsas de estudos de Língua Inglesa para alunos e voluntários que fazem parte do projeto.