Helô Sampaio

Uma salada para ficar pensando no futuro que nunca foi como seria


Foto: Unsplash/Creative Commons

Fico sentada na varanda de casa matutando comigo mesma: será este o momento em que chegaremos ao fim do mundo? Pela pandemia que está assolando o mundo, com tantas vidas ceifadas, tudo indica que a previsão se realizará.

Quando eu era criança, o povo na época dizia que o mundo ia acabar no ano 2000. Eu vivia fazendo as contas na cabeça: neste ano, eu já vou estar velhinha, com 52 anos? Vou acabar também?  Como será que o mundo vai acabar? Será com uma guerra entre dois grandes países? Ou por alguma praga contagiosa? Ou como uma grande labareda de fogo com uma grande explosão? Talvez iremos ser dominados por extra-terrestres? Dúvidas cruéis para uma garotinha.

Dúvida que atrapalhava a cabecinha de uma menina de Ibicaraí que, tão logo aprendeu a ler, lia tudo que chegasse às suas mãos, mesmo que nem sempre entendesse o que estava escrito. Principalmente os livrinhos de história onde ela fantasiava, criava um mundo ideal, com tudo que gostava ou queria. Ela já tinha lido que existiu um mundo antes que acabou inundado, com Noé salvando as pessoas numa arca. E que a próxima previsão é que este mundo que vivemos acabe em fogo.

Não. Na mente da criança, e até hoje já setentona, ela ainda pensa que o amanhã vai ser diferente. Que vai ser um mundo mágico de luzes e cores, com todas as pessoas felizes. E procura contribuir com isso escrevendo coisas positivas, passando boas mensagens, enxergando o lado bom da vida. Espero que esteja conseguindo.

Quando criança, a gente vivia imaginando como seria o tal do século XX. Deus meu, o ano 2000 deve vir com os foguetes espaciais já circulando normalmente nos céus, levando a gente para a lua? O século virá cheio de novidades, de invenções impensáveis? Será que ainda usaremos estes tipos de roupas? Ou usaremos trajes como os dos astronautas? Andaremos, ou melhor, levitaremos com um tipo de cinto que irá nos elevar pelos ares? Iremos, talvez, poder programar um fim de semana na lua? Ou em Marte? Nós, as crianças sonhadoras, imaginávamos mil maravilhosos programas espaciais.

Tudo isso passava por nossas cabeças quando ouvíamos pelo rádio as noticias do homem chegando à lua. E depois surgiu uma maravilha, um aparelho mágico chamado televisão, aparelho que trazia o mundo para dentro da nossa casa. Gente, vocês não imaginam o que é poder ter um cineminha dentro de casa, saber das coisas na hora que está acontecendo, ou ainda ver os povos dos outros mundos bem de pertinho, falando embolado mas com a gente entendendo tudo (com a tradução instantânea).

Quem já nasceu com a televisão e internet não calcula como era difícil saber da saúde dos avós e parentes lá em Itiúba, ou de como estava a tia Wanda, que morava em São Paulo com os primos Maneca, Beto e Márcia. As notícias só chegavam por carta. Que eram raras. (Você ainda sabe o que é uma carta, né, neguinho?). Foi aí que chegou o telefone, a televisão, internet, zaps, e essas novidades todinhas de que hoje dispomos.

Ah! esse mundo moderno é maravilhoso, trem bom na vida é poder dispor de tanta criatividade, tanta facilidade. Tudo ao alcance da mão ou basta ligar para as coisas chegarem com rapidez. Só a gente que está de cabelo branco sabe quanto isso é bom. Viva a vida!

Agora, vamos apreciar esta maravilha de superação, da força de vontade do ser humano, do grande exemplo de vida que é a Paralimpíada. Eu, que aos 19 anos, sofri um acidente e estive na iminência de não poder andar, sei o que é precisar força de vontade, ter que lutar para andar, para trabalhar, para sobreviver, para parecer normal. Vamos apreciar, vamos torcer para os para-atletas brasileiros, para estas pessoas que são exemplos de luta, de sucesso, de vitória. Já estou sentada no sofá, saboreando esta salada de verão feita pela minha queridinha Elíbia Portel e aplaudindo nossos atletas com entusiasmo. Bora, Brasil!

Salada de Verão

Ingredientes:

-- 400 grs de salmão grelhado e desfiado
-- uma beterraba ralada
-- duas cenouras raladas
-- ¼ de repolho
-- pimentões verde, vermelho e amarelo – cortados em tiras fininhas
-- uma alface – cortado à Juliene ou rasgado
-- tomates em tiras.

Arrumar artisticamente todos os ingredientes numa saladeira e servir com este molho de maracujá:

Ingredientes e Modo de fazer o molho de maracujá:

-- 50 ml de azeite de oliva
-- Polpa de um maracujá
-- 200 ml de iogurte
-- 100 ml de suco de maracujá
-- Uma pitada de sal
-- Uma pitada de pimenta branca
-- Uma pitada de açúcar

Modo de fazer: Colocar o azeite e o suco de maracujá numa tigela, bater bem com a ajuda de um batedor ou mesmo com um garfo. Acrescentar a polpa, o creme de leite, sal, a pimenta e o açúcar. Mexer até encorpar e servir numa molheira à parte.

Bom apetite e muito sucesso com os convidados. Beijins.