Educação / Livros

Batalha! aborda temas como racismo e desigualdade social para adolescentes

O enredo do livro pode ser um instrumento de aprendizado sobre atualidades

Cada vez mais a sociedade se atenta para temas sociais envolvendo minorias, mas ainda há muito o que ser feito. Em 2020, casos como da morte de George Floyd nos Estados Unidos fomentaram um olhar maior para o racismo ao redor do mundo, culminando por exemplo no surgimento do movimento #BlackLivesMatter. Além disso, a pandemia da covid-19 também agravou a desigualdade que já era presente.

A conscientização sobre esses assuntos é necessária para que as pessoas possam atuar de forma mais ativa em prol do bem-estar e segurança de todos.

Em torno dessa temática, a Editora Ática lança o livro Batalha!, que cona a história de Tati e Henrique, que irão batalhar contra o racismo, a opressão policial, a desigualdade e muitos outros desafios. Enquanto a garota de Pirituba quer se tornar uma poeta, o menino do Morro do Horácio quer se jogar no mundo da música e da dança, o que permite um conhecimento maior ao leitor sobre a cultura do hip-hop.

Em um formato que mescla os gêneros textuais carta, poema e diário, o livro trata do amadurecimento artístico e pessoal de cada personagem, aborda a relação dessas figuras com suas comunidades, ressaltando o intercâmbio que existe entre bairros e até como são organizadas as festas de rua, e traz à tona temas como o perigo iminente do tráfico e a presença violenta da polícia, levando o leitor a refletir sobre tais questões.

A obra é fruto da parceria de Tânia Alexandre Martinelli, ganhadora de diversos prêmios literários, com o produtor musical Valdir Bernardes Jr., que trabalha com rappers locais e nacionais e é ativista do movimento hip-hop há mais de 20 anos.

O livro conta ainda com ilustrações assinadas pela grafiteira e artista visual Gugie Cavalcanti.

 

 

Batalha!

Avulso | Ática
Autor: Tânia Alexandre Martinelli e Valdir Bernardes Jr.
Ilustrador: Gugie Cavalcanti
Coleção: Sinal Aberto
Segmento: Literatura juvenil
ISBN: 9788508195992
Páginas: 136 | Formato: 13,5 x 20,5 cm
Ano sugerido: 8º e 9º anos e EM