Pedro Oliveira

Ichu comemora 59 anos de emancipação


Igreja de Ichu

Missa em Ação de Graças na igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus, sessão solene na Câmara de Vereadores, hasteamento de bandeiras, entrega da medalha Padre Leopoldo Garcia Garcia, a personalidades e de título de cidadão Ichuense, marcaram o qüinquagésimo nono aniversário de independência política do município transcorrido no dia 30 de julho. Na oportunidade, foi entregue também, um veiculo a secretaria de obras do município.

Por causa da pandemia do coronavírus, os festejos foram restritos e mais uma vez não foi realizado a tradicional Semana Cultural e muito menos shows musicais na praça. As homenagens contaram com visitas as secretarias e anuncio de projetos: Eco Ponto, Cidade Douçura, Nossa Horta e Cidade Caatinga, além disso, foram abordados assuntos sobre a reforma das escolas da rede municipal e o inicio das aulas semipresenciais.

O vice-prefeito Osvaldo Junior de Oliveira Carneiro – professor Juninho (PCdoB), que marcou presença em todas as atividades do aniversário da cidade, destacou a importância da data para os ichuensese disse que a parceria firmada com o deputado federal Daniel Almeida, tem rendido bons frutos a comunidade.“Na gestão anterior, o parlamentar liberou uma emenda da ordem de R$ 700 mil que foram aplicados na ampliação e modernização do Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus, agora, volta a ajudar o nosso mandato com novas emendas para a construção de um ginásio de esportes e pavimentação de ruas”, relata.

Na área de lazer a localidade conta com as praças: Juvêncio Carneiro e Hildebrando Cedraz, quadra de esportes, estádio de futebol e o espaço cultural Opec Fest. Os bairros: Cruzeiro, Cortiço I e II. As datas comemorativas são: fevereiro, padroeiro Sagrado Coração de Jesus; junho, São João; julho, aniversário do município; setembro, Independência do Brasil; outubro, cavalgada e argolinha; dezembro, natal e réveillon. 

Histórico

Tudo começou com a Fazenda Enchu, pertencente a Joaquim Lazaro Carneiro, no então distrito de Candeal, município de Riachão do Jacuípe. Os moradores da Fazenda Enchu e adjacências que eram católicos e quando surgiu em 1926, na Vila de Candeal, a Igreja Batista, houve sérios problemas, inclusive lutas corporais entre católicos e protestantes. Foi exatamente a presença dos protestantes na Vila de Candeal que levou a comunidade católica a se deslocar para a Fazenda Enchu (ou Exu), que significa casa de vespas, onde o padre João passou a celebrar as missas.

Um ano após começaram a surgir as primeiras casas na Fazenda Enchu, que pouco depois passou à condição de povoado, tendo a frente Hermilino Carneiro, filho de Joaquim Lázaro Carneiro. Ele construiu várias casas, que foram vendidas e até mesmo emprestadas para que as pessoas de outras regiões pudessem se fixar no local. No mesmo ano foi iniciada a construção da Capela do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município, e implantado o cemitério, até hoje utilizado pela comunidade.