Veículos

Fiat lança o 500e (seu primeiro carro elétrico vendido no Brasil)

O 500e não deverá sair por menos de R$ 200 mil.

Foto: Fiat
A versão elétrica do icônico subcompacto da Fiat

A Fiat lançará seu primeiro carro elétrico no Brasil, o 500e, no dia 3 de agosto, marcando a entrada da Stellantis na era da eletrificação no País. Os outros dois modelos de marcas do grupo, o elétrico Peugeot 208 e-GT e o híbrido Jeep Renegade 4xe, devem chegar até o fim deste ano.

A versão elétrica do icônico subcompacto da Fiat vinha sendo flagrada em testes no Brasil desde o começo deste ano. Conforme antecipado pelo "Jornal do Carro", do "Estadão", a marca importará a versão Icon, que já foi homologada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A configuração de topo da gama tem motor elétrico instalado na dianteira de 87 kW. Ou seja, são cerca de 118 cv de potência e 22,4 mkgf de torque. O carrinho pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos e tem velocidade limitada a 150 km/h, de acordo com dados da marca.

O conjunto de baterias, instalado no assoalho é de 42 kWh. Segundo a Fiat, com ele o 500e tem autonomia para rodar até 322 km no padrão WLTP. Ou seja, 88 km a mais que os 234 km do Mini Cooper S E, rival direto que acaba de chegar ao Brasil (veja a avaliação acima).

A recarga pode ser feita em tomadas de corrente alternada de 11kW. Nesse caso, segundo a Fiat, repor completamente as baterias leva cerca de 4 horas e 15 minutos. Com um carregador rápido de corrente contínua, 80% da carga é completada em apenas 35 minutos.

Preço

Embora a marca italiana ainda não tenha revelado valores, o 500e não deverá sair por menos de R$ 200 mil. Para comparação, na última passagem pelo Brasil, em 2017, o 500 convencional tinha tabela de R$ 61.396.

No mercado europeu, a versão Icon parte de cerca de € 30 mil. Ou seja, um pouco mais de R$ 180 mil, na conversão direta, sem impostos e outras taxas.

Embora seja inviável para a maior parte dos consumidores brasileiros, esse valor é menor que o de outros elétricos.

Para comparação, o britânico Mini Cooper S E tem tabela a partir de R$ 239.990. Já o preço do japonês Nissan Leaf começa em R$ 277.990. Por sua vez, o norte-americano Bolt, da Chevrolet, é vendido a R$ 270 mil.

Para facilitar a recarga dos novos eletrificados que estão a caminho, a Stellantis fez uma parceria com a Estapar. A rede de estacionamentos tem acordo com a distribuidora de energia Enel X e oferece vagas com pontos de recarga.

Segundo a empresa, o programa está em 23 cidades de dez Estados. Os pontos ficam em shoppings, aeroportos, hospitais, prédios comerciais e instituições de ensino, entre outros.