Veículos

Strada e HB20 lideram as vendas

O primeiro semestre de 2021 fechou com 31,9% de alta no volume de emplacamentos

HB20 da Hyundai

Apesar da ligeira queda de 3% nas vendas de automóveis e comerciais leves novos em junho, o primeiro semestre de 2021 fechou com 31,9% de alta no volume de emplacamentos. No acumulado de janeiro a junho foram emplacadas 1.006.685 unidades, ante as 763.222 registradas em igual período de 2020.

No topo do ranking geral aparece, pela primeira vez, a picape Fiat Strada, com 61.064 unidades e, na lista dos automóveis, o líder no acumulado deste ano foi o Hyundai HB20, com 45.408 vendas. Os dados são da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias de veículos do País.

Na terceira posição aparece o Fiat Argo, seguido do Chevrolet Onix. O Jeep Renegade fecha a lista dos cinco carros mais vendidos de 2021.

O motivo dessa surpreendente dança das cadeiras preocupa bastante. Estamos falando das cada vez mais frequentes paralisações das linhas de montagem por causa da falta de componentes, sobretudo semicondutores.

De acordo com a Fenabrave, a indústria poderia ter fabricado 20% mais automóveis e comerciais leves em 2021 se não fosse pela falta de peças. Na segunda-feira, a Hyundai anunciou que iria paralisar totalmente a produção da fábrica de Piracicaba (SP) justamente por causa da falta de semicondutores.

Outras empresas, como a GM e a Volkswagen, já haviam suspendido a produção pelo mesmo motivo. Os impactos desse problema serão revelados hoje, a partir das 9h, durante a reunião mensal da Anfavea. Sempre na primeira semana do mês a associação das montadoras apresenta os dados de produção e também de exportações e empregos no setor, entre outros.

Seja como for, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr, diz que as vendas não foram melhores por causa da queda da produção nas fábricas. A associação já vinha alertando sobre a escassez de suprimentos e o possível problema em cascata no curto prazo.

Mesmo com o sucessivos aumentos de preços, puxados pela alta dos custos dos insumos, as revendas vêm sinalizando sobre o baixo nível dos estoques. Os cerca de 56 mil carros distribuídos nos pátios das concessionárias do País correspondem ao menor número aferido na história. De acordo com Assumpção Jr, esse total é suficiente para garantir somente oito dias de vendas.

Também por causa da paralisação das plantas, bem como do lockdown em algumas partes do País, a Fenabrave refez as projeções para 2021. Em janeiro, a federação previa crescimento de 15,8%, com 2,26 milhões de autos e comerciais leves emplacados. Agora, a previsão é de alta de apenas 10,7% nas vendas, ou 2,16 milhões de unidades.