Televisão

'De Criança Para Criança' traz animações com desenhos feitos em sala de aula

Animações criadas, desenhadas e narradas por crianças na TV

Foto: Divulgação
TV
Desenhos viram conteúdo audiovisual

De Criança para Criança está na programação do canal ZooMoo Kids às 10h30 e 15h30, diariamente. E também na plataforma infantil TV ZYN do SBT e na TV Rá Tim Bum, mostrando o DNA da metodologia: animações totalmente produzidas por crianças em sala de aula. Em “De Criança Para Criança”, a história de cada episódio é criada, desenhada e narrada com inspiração nas disciplinas abordadas em sala de aula, como língua portuguesa e matemática, além de bullying, racismo, e temas lúdicos como super-heróis e fadas.

“O conteúdo agora é gerado pelas crianças e não mais pelos adultos”, explica Gilberto Barroso, cofundador da startup. O De Criança para Criança já produziu mais de 800 animações a partir das histórias criadas por crianças, além de criar o EncicloKids, um espaço digital que separa por categorias (matemática, saúde, ciências, etc) os projetos realizados pelos alunos através da sua metodologia.

Os professores gravam essa narração em um celular e tiram fotos das ilustrações dos alunos, que devem ser carregadas na plataforma da DCPC, que desenvolve desenhos animados baseados nas histórias. “Quando a criança passa a criar o conhecimento, o nível de retenção de conteúdo vai para 80%”, destaca Vitor Azambuja, sócio de Barroso.

Crianças com baixo intelecto, algum tipo de autismo, baixa visão ou passando por algum tratamento de saúde, como câncer, também escrevem, desenham e gravam suas histórias. O “De Criança Para Criança” possibilita que todos participem, sem exclusão ou exceção, gerando assim um conteúdo totalmente inclusivo.

Premiações

Em 2019, o “De Criança Para Criança” ganhou o prêmio WSA (World Summit Awards) como a melhor metodologia - Criando Juntos - para o ensino e a educação do Brasil e o festival Let’s Go, como melhor inovação na América Latina para a educação. Em 2020 ganhou o primeiro lugar no festival ComKids Iberoamericano como melhor multiplataforma, e neste mesmo ano ingressou no HundrED, plataforma mundial sobre educação, sediada na Finlândia.

Serviço

“De Criança Para Criança” - todos os dias, sempre às 10h30 e 15h30, no ZooMoo Kids. Na TV Zyn, do SBT, disponível na plataforma para acesso a qualquer hora e na programação da TV Rá Tim Bum.

Sobre o De Criança para Criança

O programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.

https://www.decriancaparacrianca.com.br/pt/

https://www.instagram.com/decriancaparacrianca/

https://www.youtube.com/user/decriancaparacrianca

https://www.facebook.com/DeCriancaParaCrianca/