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Renault Captur chega às revendas do País até o final de junho

O carro está sendo feito em São José dos Pinhais (PR)

Foto: Renault
O modelo nacional terá visual alinhado com o do europeu

O Captur com motor 1.3 turbo flexível já está sendo feito em São José dos Pinhais (PR) e chegará às concessionárias do País até o fim deste mês como parte da linha 2022 da Renault. O modelo nacional terá visual alinhado com o do europeu.

As luzes de uso diurno são de LEDs. Já os faróis principais passam a ter iluminação do tipo full LEDs. Ainda sobre a dianteira, a grade passa a interligar o conjunto óptico.

As atualizações não ficaram restritas ao visual. Segundo a Renault, o motor 1.3 turbo, inédito na linha no Brasil, faz parte da "família" TCe, mas tem DNA alemão. Ou seja: trata-se do mesmo quatro-cilindros que está nos Mercedes-Benz Classe A (hatch) e nos SUVs compactos GLA e GLB.

Com injeção direta de combustível, gera 163 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Nos Mercedes, o TCe é gerenciado pelo câmbio automatizado de duas embreagens e sete velocidades.

Esse 1.3 turbo chegou recentemente à Colômbia e ao México sob o capô do novo Duster. Nesse caso, o câmbio é automático do tipo CVT. Essa deverá ser a solução adotada também no novo Captur brasileiro.

Seja como for, com isso a Renault deve solucionar o maior problema do Captur no País. O SUV atual utiliza o 1.6 flexível de até 120 cv, que fornece respostas aquém do que se pode esperar. Vale lembrar que isso é resultado também do tipo de transmissão. Ou seja, o câmbio CVT privilegia o conforto e o consumo de combustível em detrimento da performance.

O Captur é a primeira de uma série de novidades que a Renault prepara para o Brasil. Em março, a empresa anunciou investimentos de cerca de R$ 1,1 bilhão em sua fábrica paranaense.

Da mesma forma, promete atualizar cinco modelos em um ano, ou seja, até junho de 2022. Assim, depois do Captur virão os novos Kwid, que vem sendo flagrado rodando em testes, Logan, Sandero e Oroch.

Portanto, o novo Kwid estreia ainda em 2021. Por sinal, trata-se da renovação adotada pelo modelo indiano em 2019. Já os novos Logan e Sandero só devem estrear no País em 2022.

Porém, a novidade mais esperada será a Oroch. A picape, que nunca deslanchou em vendas, perdeu ainda mais espaço com a chegada da renovada Fiat Toro. E logo terá de disputar clientes com a Chevrolet Montana, a Ford Maverick e a VW Tarok.