Veículos

Rolls Royce Boat Tail é agora o carro mais caro do mundo

O modelo luxuoso é o primeiro produto da nova divisão Coachbuild da Rolls-Royce

Entre os "toques náuticos" estão o para-brisa inclinado e a cor azul da pintura

Até recentemente, o automóvel mais caro do mundo era o Bugatti La Voiture Noir, com preço estimado de 11 milhões de euros, ou uns R$ 71 milhões. Mas, eis que a Rolls-Royce acaba de apresentar o Boat Tail, conversível que será vendido por 20 milhões de euros, equivalentes a R$ 148 milhões. Os valores em reais foram obtidos por meio de conversão direta, sem taxas.

Feito sob encomenda, o modelo luxuoso é o primeiro produto da nova divisão Coachbuild da Rolls-Royce. Aliás, embora seja inglesa e fabrique carros na terra da rainha, a marca pertence à alemã BMW. Como o nome (algo como cauda de barco, em tradução livre) sugere, o novo modelo tem linhas inspiradas nas de iates. Sobretudo o visual da traseira.

Segundo a Rolls-Royce, o processo de desenvolvimento do carro levou quatro anos para ser concluído. O novo conversível usa a mesma plataforma dos demais carros da marca. Serão feitas apenas três unidades. E todas já foram vendidas.

Entre os "toques náuticos" estão o para-brisa inclinado e a cor azul da pintura, alusiva ao mar, além do teto feito de tecido, que pode ser totalmente removido. Da mesma forma, esse iate sobre rodas tem o desenho do para-lamas inspirado no de cascos de navio,

A traseira longa e afilada é coberta de madeira e aço inoxidável O acabamento remete ao de decks de embarcações de luxo.

E é justamente na parte traseira que está um dos detalhes mais inusitados do modelo. Ao serem abertas, as duas portas do bagageiro lembram as asas de uma borboleta. E revelam um jogo de jantar feito de materiais nobres, como cristal, porcelana e prata. Tudo leva a assinatura da marca inglesa.

Há até um refrigerador para garrafas de champanhe e mesas de coquetel que giram para fora da carroceria. Bem como um guarda-sol, que pode ser utilizado em piqueniques na praia.

Apesar de ter 5,80 metros de comprimento (quase 50 cm a mais que uma picape Toyota Hilux), o Boat Tail pode levar apenas quatro pessoas. Mesmo assim, o espaço atrás é limitado.

A cabine tem revestimento de couro azul nos bancos e volante. O painel é folheado de madeira laqueada e, no quadro de instrumentos, há acabamento de textura trançada.

O motor é o conhecido V12 de 6,75 litros biturbo movido a gasolina. Trata-se do mesmo propulsor utilizado no SUV Cullinan, no Phantom e nas versões Black Badge da marca. Nos dois primeiros, a potência é de "apenas" 571 cv.

Nos Black Badge, são 608 cv. Essa, aliás, deverá ser a potência do V12 do Boat Tail.