Ciência / Saúde

Atividade física melhora funções cognitiva e motora de crianças

Exercícios de 60 minutos tornam redes cerebrais mais eficientes

Foto: Nappy.com/Creative Commons
Em crianças, praticar exercícios tem efeito positivo no desenvolvimento dos circuitos cerebrais
Em crianças, praticar exercícios tem efeito positivo no desenvolvimento dos circuitos cerebrais

Os benefícios da atividade física regular são velhos conhecidos. Reduz o risco de doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea, controla a pressão arterial, fortalece músculos e ossos, além de fazer bem à saúde mental e emocional. Pesquisadores do Hospital Infantil de Boston (EUA), afiliado à Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, descobriram mais uma vantagem.

Em crianças, praticar exercícios tem efeito positivo no desenvolvimento dos circuitos cerebrais, que se tornam mais organizados, eficientes, flexíveis e robustos, segundo o estudo. Os especialistas chegaram a esta conclusão depois de analisar os dados de neuroimagem de 5.955 participantes de 9 e 10 anos, que foram comparados com outra pesquisa com informações sobre atividade física e índice de massa corporal (IMC).

De acordo com Caterina Stamoulis, pesquisadora principal do estudo, diretora do Laboratório de Neurociência Computacional do Hospital Infantil de Boston e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, não importava o tipo de atividade física. O fundamental para obter tal resultado era a criança estar ativa diversas vezes por semana, durante pelo menos 60 minutos.

Os pesquisadores encontraram ganhos nos circuitos que desempenham papel essencial nas funções cognitivas e motoras, de atenção, processamento sensorial, memória e tomada de decisões. Além, claro, de efeitos na perda de massa corporal.

Para avaliar a organização funcional do cérebro, os dados da ressonância magnética foram capturados quando as crianças não estavam realizando tarefas cognitivas, isto é, permaneciam em repouso. O objetivo era o de mapear as conexões neurais que existem no sistema nervoso. Para isso, os pesquisadores adequaram as informações à idade, idade gestacional no nascimento, estado da puberdade, sexo, raça e renda familiar.

O cruzamento dos dados mostrou que a atividade física estava associada a propriedades positivas em todo o cérebro, e que refletia positivamente na eficiência, robustez e agrupamento das conexões neurais. 

A professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard explica que o agrupamento e a conexão cerebral são importantes para o funcionamento ideal da estrutura do cérebro. E essa organização aprimora a eficiência do processamento e da transmissão de informação para outras partes do órgão.

Por ter um efeito protetor sobre esse processo, a neurocientista reforça a importância da prática regular de exercício físico no início da adolescência, por ser um momento caracterizado pelo desenvolvimento e mudanças nos circuitos funcionais do cérebro, e que anormalidades nessas áreas podem levar a comportamentos de risco e déficits na função cognitiva durante toda a vida.