Veículos

Ford traz o Bronco para o Brasil

O SUV será oferecido na versão Wildtrack, com motor 2.0 de 250 cv de potência

Foto: Ford
No porte, o Bronco é parecido com o Compass

A Ford começa a vender o Bronco Sport no Brasil no dia 20 de maio. Trata-se da terceira novidade lançada pela marca após o anúncio do fim da produção no País, em janeiro.

O SUV será oferecido na versão Wildtrack, com motor 2.0 de 250 cv de potência, câmbio automático de oito marchas e tração 4x4. O preço não foi revelado, mas deverá ficar em torno dos R$ 250 mil.

Portanto, o SUV médio feito no México deverá ter trabalho para encarar o novo Compass. O modelo da Jeep é o líder de vendas do segmento no Brasil e acaba de ser renovado. Os detalhes do utilitário feito em Goiana (PE) serão revelados hoje.

No porte, o Bronco é parecido com o Compass. São 4,38 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,81 m de altura e 2,66 m de entre-eixos. No Jeep são, respectivamente, 4,42 m, 1,82 m, 1,64 m e 2,64 m.

O novo Ford capricha no visual e no acabamento. O carro com o qual tivemos um rápido contato era recheado de equipamentos. A cabine tinha revestimento de couro perfurado em dois tons. Os dianteiros contam com ventilação, aquecimento e regulagens elétricas.


Sync 3 com tela de 8" com conectividade com Apple Carplay e Android Auto

O quadro de instrumentos é digital com tela de 6,5 polegadas. No centro do painel fica a tela do sistema multimídia, que tem 8" e é sensível ao toque.

O som, da marca dinamarquesa Bang&Olufsen, inclui dez alto-falantes. Havia também teto solar panorâmico. O câmbio é acionado por meio de um botão giratório no console central. Essa solução já foi utilizada por marcas como as inglesas Jaguar e Land Rover, por exemplo.

Além disso, há sete opções de modos de condução. São elas: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Lama e Rochas. O acionamento eletrônico é feito por um botão no painel. De acordo com a escolha, o ajuste da suspensão também muda.

Há várias soluções eletrônicas. Como controle de velocidade de cruzeiro automático, detector de pedestres e frenagem automática de emergência.


Capacidade de Imersão de 600mm

Estilo clássico

No visual, a Ford procurou manter o estilo quadradão das antigas gerações. O carro foi vendido nos Estados Unidos de 1966 a 1996. E virou uma espécie de ícone norte-americano. Ele até aparece em filmes como "O Exterminador do Futuro 2" (1991) e na animação para a TV "American Dad", entre vários outras produções para as telinhas e telonas.

O carro com o qual tivemos contato tinha faróis full-LEDs. As rodas eram de liga leve de 17 polegadas e os pneus, de uso misto, eram 225/65 R17. O vidro traseiro pode ser aberto independentemente da porta.

O SUV estava equipado com câmeras na dianteira e atrás. Segundo o site da Ford nos EUA, a da frente é acionada também quando o motorista escolhe um modo de condução mais severo, como Areia ou Rochas. De série, há nove air bags.


Sistema de Gerenciamento de Carga

Outros destaques são os vários "easter eggs". Ou seja, pequenos e escondidos detalhes alusivos ao Bronco e sua trajetória. É o caso, por exemplo, da imagem do cavalinho dando coice, na parte externa dos dois faróis.

Aliás, "bronco" é o termo utilizados pelos norte-americanos para designar cavalos chucros. Ou seja, animais selvagens ou de temperamento arisco e difíceis de serem domados.

Na parte interna da tampa do tanque, sobre o bocal, aparecem as três versões do Bronco de 1966: SUV, picape e jipe sem capota. A nova geração também tem outras configurações. Mas, ao menos por ora, elas não serão oferecidas no Brasil.

O Bronco traz mais detalhes interessantes. É o caso da porta USB e da tomada de 110 volts (de padrão americano) no porta-malas. E, como a tampa do bagageiro se abre para cima, vira uma espécie de cobertura. Há até um sistema de iluminação voltado para baixo

E, para deixar o "clima" mais agradável, o facho dessas luzes pode ser direcionado. Segundo a Ford, o objetivo é criar um espaço ideal para, por exemplo, fazer piqueniques.