Esportes

Grêmio vence na Sul-Americana e fica mais perto da classificação

O time gaúcho precisa somar um ponto nos dois próximos jogos

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Matheus Henrique e Ferreira (2) marcaram para o Grêmio

O Grêmio colocou um pé na próxima fase da Copa Sul-Americana na noite desta quinta-feira ao derrotar o Lanús por 3 a 1, na Arena do Grêmio, pela quarta rodada. O Tricolor se isolou na liderança do Grupo H e precisa conquistar um ponto nos próximos dois jogos para avançar.

Com a vitória, o Grêmio alcançou os 12 pontos, na primeira posição, contra seis do Lanús. O time gaúcho ainda foi favorecido pelo empate entre Aragua-VEN e La Equidad-COL por 1 a 1, também na noite desta quinta-feira. O time venezuelano tem um ponto, contra quatro dos colombianos.

O jogo começou acelerado, com dois gols em cinco minutos. Em sua primeira chegada, o Grêmio fez 1 a 0 com Matheus Henrique. O baixinho meio-campista ficou livre de marcação dentro da área e cabeceou para o gol após cruzamento preciso de Ferreira. Placar inaugurado aos dois minutos.

Aos cinco, o Lanús respondeu na mesma moeda e empatou com Burdisso. Após escanteio cobrado por De la Vega, o zagueiro subiu soberano no miolo da área e acertou uma cabeçada potente para empatar. A reação do time argentino parou por aí. Com mais qualidade técnica, os gaúchos tomaram conta do jogo e retomaram a vantagem aos 21, contando com o talento de Ferreira.

Em grande fase, o jovem atacante tabelou com Rafinha, que mandou cruzamento na medida para o companheiro mandar para as redes. Novo gol de cabeça em Porto Alegre do talentoso jogador, o grande destaque gremista nesta temporada.

Depois de sair da pressão do adversário, a equipe tricolor administrou o resultado. Sofreu um pouco com a marcação intensa, faltou volume ofensivo, mas a atuação gremista no primeiro tempo, no geral, foi boa. Nos minutos finais, Thiago Santos saiu machucado e deu lugar para Maicon.

No segundo tempo, o Grêmio, mesmo sem ser brilhante, controlou o jogo com tranquilidade, trocando passes com paciência e sem dificuldades para se defender dos argentinos, sem inspiração. Coube a Ferreira aparecer novamente para marcar o terceiro e sacramentar o triunfo em Porto Alegre.

No lance, Diego Souza recebeu bela enfiada de Rafinha e serviu o garoto, que, livre, empurrou para as redes, chegando à marca de dez gols e sete assistências nesta temporada. É a principal peça do Grêmio e já desperta o interesse do futebol europeu. É o melhor jogador do time e também da competição, por enquanto.

Próximos jogos - Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Aragua na quinta-feira, às 21h30, no estádio Olímpico de la UCV, na Venezuela. No mesmo dia e horário, o Lanús recebe o La Equidad no La Fortaleza, na Argentina.

Ficha do Jogo
Grêmio 3 x 1 Lanús


Cartões Amarelos
Grêmio-BRA:
Ruan, Rafinha, Pedro Geromel
Lanús-ARG: Burdisso, Aguirre, Lautaro Acosta

Gols
Grêmio-BRA:
Matheus Henrique 2' 1T, Ferreira 21' 1T, Ferreira 32' 2T
Lanús-ARG: Burdisso 5' 1T

Grêmio-BRA
Brenno;
Rafinha, Pedro Geromel, Ruan e Diogo Barbosa;
Thiago Santos (Maicon), Matheus Henrique (Darlan) e Lucas Silva;
Luiz Fernando (Guilherme Azevedo), Ferreira (Léo Pereira) e Churín (Diego Souza).
Técnico: Tiago Nunes

Lanús-ARG
Morales;
Aguirre, Guillermos Burdisso, Alexis Pérez e Bernabéi;
Aude (Esquivel), Cechi (Vera), De La Vega e Lautaro Acosta;
Sand (José López) e Orsini (Orozco)
Técnico: Luis Zubeldía