Música

Cameratas da OSBA trazem dois vídeos musicais do projeto "Café com as Cameratas #Drops"

As cameratas da OSBA têm produzido vídeos musicais

Em maio, as Cameratas da OSBA, projeto de extensão da Sinfônica da Bahia formado pelos grupos Opus Lumen, Quadro Solar, Bahia Cordas e Quarteto Novo, completam um ano de programação virtual em razão da pandemia da Covid-19, com muitos vídeos musicais postados nas redes sociais da orquestra e de instituições e centros culturais de Salvador e região metropolitana que costumavam receber apresentações das cameratas ao vivo no período pré-pandêmico.

Neste mês, a Quadro Solar e a Quarteto Novo trazem dois vídeos musicais do projeto “Café com as Cameratas #Drops. 

 No dia 12/05 vai ao ar no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia) o vídeo musical com a camerata Quadro Solar interpretando “Apanhei-te Cavaquinho”, clássico do choro e do maxixe, do compositor Ernesto Nazareth. Já no dia 19/05 a Quarteto Novo traz um vídeo interpretando “Aragonaise”, peça da emblemática Ópera "Carmen", de Bizet. Os dois vídeos musicais também serão publicados em dias subsequentes nos perfis de Instagram do Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial) e das instituições parceiras Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia), Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia) e Programa Corra pro Abraço (@programacorraproabraco), de modo que as cameratas sigam levando música para o público destes espaços. 

Há mais de três décadas as Cameratas da OSBA realizam apresentações gratuitas em centros culturais e instituições de Salvador, atendendo amplamente a sociedade civil. Os músicos que integram estes grupos possuem inúmeras histórias tocantes junto aos públicos atendidos pelo projeto.

A partir dessas memórias afetivas, que são um reflexo da cultura e da arte como instrumentos de promoção da cidadania, as Cameratas da OSBA realizaram em 2020 os vídeos-relato “Cartografia Afetiva”, mini documentários foi construídos a partir desses depoimentos dos músicos e de representantes das instituições que já receberam  alguma das cameratas.

Os vídeos em parceria com a Hemoba Oficial, Biblioteca Juracy Magalhães, Museu Geológico da Bahia e outros espaços podem ser todos vistos no IGTV do Instagram da OSBA ( @orquestrasinfonicadabahia).

Já os vídeos musicais do “Café com as Cameratas #Drops”, que seguem em 2021, são uma versão virtual do projeto “Café com as Cameratas”, que acontecia desde 2017 gratuitamente no foyer do Teatro Castro Alves propondo ensaios abertos interativos com os grupos de câmara da OSBA seguido de um café da manhã.

Nesta versão reduzida para a web, a ideia foi estender a exibição do vídeo musical para instituições e centros culturais de Salvador e região metropolitana, espaços em que as cameratas realizam aproximadamente 200 apresentações anualmente. 


 

 

 

Camerata Quadro Solar

Música: Apanhei-te Cavaquinho, de Ernesto Nazareth

Datas de exibição

12/04 - Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

13/05 - Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial) 

14/05 - Instagram do Museu Geológico (@museugeologicodabahia)

Instagram do Programa Corra Pro Abraço (@programacorraproabraco) 

15/05 - Instagram da Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia) 
 

Camerata Quarteto Novo

Música: “Aragonaise”, da Ópera Carmen, de Georges Bizet

 Datas de exibição  

19/05 - Instagram da OSBA  (@orquestrasinfonicadabahia)

20/05 - Instagram do TCA  (@teatrocastroalvesoficial) 

21/05 - Instagram do Museu Geológico (@museugeologicodabahia)

Instagram do Programa Corra Pro Abraço (@programacorraproabraco)

22/05 - Instagram da Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia)