Dicas

Saiba como limpar a casa e os móveis prevenindo problemas respiratórios

Atitudes simples podem reduzir infeções por vírus e bactérias

Foto: Pixabay.com/Nathan Cowley
Limpar a casa e os estofados para ameniza problemas respiratórios
Limpar a casa e os estofados para ameniza problemas respiratórios

Nesta época do ano é comum casos de gripes e alergias respiratórias, como rinite, sinusite, asma e bronquite. Isso acontece porque, com a chegada do outono e as oscilações de temperatura e baixa umidade relativa do ar, a concentração de poluentes aumenta, favorecendo o surgimento das doenças respiratórias; males que, em um ano de pandemia, já acende um alerta gigantesco.

Para amenizar a incidência destas doenças ou problemas de saúde em geral, a dica é investir na limpeza da casa e dos móveis, sobretudo dos estofados, objetos em que se escondem os ácaros, os maiores vilões dos alérgicos. 

A dica para amenizar estes males recorrentes é investir numa boa higienização e blindagem dos sofás, poltronas, cadeiras e, principalmente, do colchão em que se dorme. 

Veja algumas dicas

--Para manter a limpeza, não é preciso nenhum produto ou pano especial. Use o aspirador de pó nas peças pelo menos três vezes por semana

--Evite utilizar alvejante ou combinações caseiras, como bicarbonato de sódio com vinagre, pois ambos têm efeito abrasivos e podem danificar o estofado 

--Molho vermelho e vinho tinto são conhecidos por deixar manchas difíceis de sair. Se for esse o caso, tire o excesso da pasta ou do líquido com uma colher e aposte em serviços especializados de limpeza. 

--Diferentemente do que se acredita, colocar o colchão para ‘tomar sol’ não é uma prática recomendável. Isso porque o sol não necessariamente irá tirar a umidade, podendo, inclusive, favorecer a proliferação ainda maior de ácaros por conta de um ambiente quente que pode surgir. 

--Prefira aspirador de pó a vassoura, que pode levar a sujeira de um cômodo ao outro, em vez de eliminá-la. A vassoura ainda tende a levantar certa quantidade de pó, que para um alérgico pode ser bastante prejudicial.

--Ao acordar, espere cerca de trinta minutos antes de arrumar a cama. Isso porque, enquanto dormimos, eliminamos suor e descamação de pele. É importante abrir as janelas primeiro, deixar o local arejado, para só então esticar os lençóis, evitando, dessa forma, a proliferação de ácaros.

--Troque e lave as roupas de cama toda semana. Se utilizar protetor de travesseiro ou do colchão, faça a lavagem deles a cada quinze dias. Mantê-los sempre limpos também minimiza a presença de ácaros, que causam alergias e irritabilidade. Não é recomendado usar o mesmo travesseiro por mais de dois anos, porque mesmo com capas impermeáveis, ele pode ser afetado por bactérias e ácaros.