Livros

Turma da Mônica homenageia Lindsay Camila

Treinadora campeã da Libertadores Feminina entra para o hall das Donas da Rua da História

Com objetivo de destacar mulheres que fizeram a diferença nas áreas que atuam - seja nas artes, ciências, esportes ou literatura - a Mauricio de Sousa Produções, por meio do projeto Donas da Rua, transformou Lindsay Camila na mais nova Dona da Rua da História. A treinadora do Ferroviária, time de Araraquara, interior de São Paulo, foi a primeira treinadora campeã da Libertadores Feminina, campeonato de futebol cujo time vencedor é coroado como o melhor da América do Sul.

O time de Araraquara, bicampeão da Libertadores, é comandado desde 18 de janeiro pela única mulher a conquistar o título de campeã, um marco na história do futebol. Ex-zagueira, jogou no Brasil, Espanha, Portugal e França, mas precisou encerrar a carreira como jogadora em 2006, após uma lesão no tornozelo.

Ao reconhecer e valorizar a conquista alcançada por Lindsay, com traços da personagem Magali, a MSP leva a treinadora ao hall das Donas da Rua da História. O projeto já destacou outros grandes nomes do esporte nacional como Janeth Arcain, a jogadora Formiga e a judoca Rafaela Silva.

Segundo Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP e criadora do projeto Donas da Rua, poder contar com um exemplo como esse é a prova de que a sociedade está trilhando o caminho certo. "Até pouco tempo atrás, as mulheres não tinham espaço para a prática de esportes. Elas eram proibidas de praticarem esportes considerados ‘pouco femininos’. Hoje, temos muito orgulho em poder homenagear uma campeã que conquistou seu espaço no futebol brasileiro e que reforça que lugar de mulher é onde ela quiser!", destaca.

Em um dos desdobramentos do projeto a parceria com o Pelado Real Futebol Clube deu origem ao Soccer Camp Donas Da Rua, o único do Brasil feito exclusivamente para garotas. O evento tem como objetivo reunir meninas para uma experiência única com o futebol e assim poder trabalhar com elas valores e comportamentos empoderadores, como a autonomia, a coletividade e a superação de desafios. Dentro do campo as atividades são comandadas pela comissão técnica do Pelado Real Futebol Clube, que desde 2011 desenvolve espaços seguros para a prática do futebol exclusiva para meninas e mulheres.

Criado em 2006, o projeto tem como objetivo trazer visibilidade às mulheres notáveis para que se tornem exemplo, incentivem e conscientizem outras meninas e mulheres de que todas são capazes de marcar a história da humanidade. Essa proposta da MSP demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

Todas as homenageadas podem ser conferidas no site: turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.