Comportamento / Educação / Saúde

Estudo traz dados sobre consumo de tabaco durante a pandemia

Pesquisa reforça a importância de programas especializados para tratamento do tabagismo

Foto: Pexels.com/Basil MK
Cigarro
44,26% dos entrevistados reportaram aumento do consumo de tabaco

A pandemia da Covid-19 causou alteração no perfil do consumidor de tabaco e derivados, como cigarrilhas, narguilé, entre outros? Esse é o questionamento de uma pesquisa científica realizada na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), envolvendo os cursos de Fisioterapia e Medicina dos campi de Presidente Prudente e Guarujá.

Apesar de o tabagismo ser fator de risco para infecção e complicações da Covid-19, dentre os resultados do estudo estão: 44,26% reportaram aumento do consumo e a pandemia não foi um fator decisivo para os entrevistados abandonar o cigarro. Constatações que reforçam a importância de programas especializados para tratamento do tabagismo, assim como o já realizado na universidade.

Foto: Ector Gervasoni

À frente da pesquisa: Bruna Medina, aluna da Fisioterapia, com a professora doutora Ana Paula Freire


Em razão da relevância do tema, a acadêmica do curso de Fisioterapia Bruna Aparecida Santos Medina, do 7º termo, foi contemplada pela bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para dar continuidade ao estudo “Influência da pandemia da covid-19 no nível de dependência à nicotina e nos hábitos de consumo de tabaco e derivados”.

Pela Fisioterapia, também estão à frente as professoras doutoras Ana Paula Coelho Figueira Freire (coordenadora do projeto) e Francis Lopes Pacagnelli; e pela Medicina estão as doutoras Margaret Assad Cavalcante (campus Prudente) e Marceli Rocha Leite (Guarujá).

A aluna pesquisadora salienta que a Covid-19 é um tema novo, ainda com poucos estudos e conhecimento sobre seu impacto na sociedade.

“Através disso, buscamos saber como a pandemia está afetando hábitos tabagísticos, como aumento no consumo e nível de dependência à nicotina. O intuito foi conhecer o comportamento do tabagista mediante a atual situação e se esses indivíduos possuem algum conhecimento sobre suas complicações para a doença, fortalecendo a cessação do tabaco e desenvolvendo medidas de prevenção da Covid”, explica Bruna.

Pesquisa e resultados

De acordo com a professora que coordena o projeto, a equipe analisou, por meios quantitativos e qualitativos, como está o perfil de consumo de tabaco e derivados como cigarrilhas, narguilé, etc., assim como avaliou a motivação para cessação do tabagismo no período de pandemia. 

“As análises quantitativas foram realizadas por meio de formulários eletrônicos com diversos questionamentos sobre os hábitos de fumar antes e durante a pandemia.  Já a análise qualitativa foi realizada por meio de um grupo focal remoto (por meio de Google Meet), explica a Dra. Ana Paula”.

Foram mais de 136 pessoas entrevistadas. Os achados principais da pesquisa apontam que o consumo diário de cigarros e derivados não foi alterado durante a pandemia: 55,74% reportaram que reduziram ou mantiveram seu consumo; e 44,26% relataram aumento no consumo.

“Também identificamos que a pandemia não aumentou a motivação para cessação do tabaco, sendo que 59,84% reportaram estar com a mesma motivação para cessação quando comparado aos períodos pré-pandemia. Ainda foi identificado que as fissuras (vontade extrema de fumar) não sofreram alterações para maior parte dos participantes (53,28%)”.

A professora conta que também foram realizadas as análises de correlação (associação) e foi observado que indivíduos com mais anos de fumo e índices mais graves de dependências são os que estão mais motivados a parar de fumar. Com os dados, a dra. Ana Paula reforça a necessidade de ampliar o acesso a programas especializados para tratamento do tabagismo, assim como o realizado na Unoeste, que neste semestre ocorre no formato on-line.

Os próximos passos do projeto são a finalização das análises qualitativas, a formulação de dois artigos científicos e a submissão destes artigos para revistas científicas internacionais.