Veículos

Saiba como acionar o seguro depois de um acidente de trânsito

Fazer um boletim de ocorrência e ter as informações dos envolvidos estão entre as providências

Foto: Clark Van Der Beken/Unsplash/Creative Commons
O ideal é envolver o seguro o mais rápido possível

Em casos de acidentes, a tendência é que a pessoa se apavore e não saiba o que fazer. 

"Antes de qualquer coisa, se acalme, por mais difícil que seja a situação. Em seguida, certifique-se se você ou outra pessoa envolvida possui um seguro. Aqui, vale lembrar que após a compra do carro é recomendável contratar um seguro auto . É ele quem vai dar assistência e cobrir prejuízos em casos de emergências", afirmou André Brunetta, CEO do Zul+, aplicativo presente nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Cajazeiras, Curitiba.

André elencou 3 passos para acionar o seguro:

1. Pegue as informações dos envolvidos - É extremamente importante pegar todas as informações das pessoas envolvidas no acidente, como: nome completo, CPF, telefone, número da habilitação e placa dos carros envolvidos na colisão.

2. Faça um boletim de ocorrência - Em seguida, faça um boletim de ocorrência. Nesse momento todos os envolvidos na colisão vão dar sua versão sobre o acontecimento. Apesar da recomendação, a realização do B.O. para acionar o seguro só é obrigatória em casos de acidentes com vítimas e terceiros.

3. Acione a seguradora -  Uma dica é ter noção de quanto será o gasto para realizar o reparo do veículo, isso porque a empresa só vai arcar com os custos caso ele seja superior ao valor da franquia - definida na hora da contratação do seguro. Além disso, no caso de seguros de terceiros, há um valor máximo determinado para o conserto.

"O ideal é que o seguro seja acionado sempre que se envolver em um acidente ou em uma situação de emergência, o mais cedo possível. Porém, segundo a Superintendência de Seguros Privados, para indenização, há um prazo de até 30 dias para que seja feito", completa Brunetta.

Quem deve pagar a franquia em caso de sinistro?

Por fim, para entender quem deve pagar a franquia no caso de sinistro, tenha em mente três situações fictícias. No primeiro cenário, você não é o culpado pelo acidente e o outro veículo possui seguro. Neste caso, não há com o que se preocupar, pois o outro motorista deverá assumir a culpa e acionar o seguro.

No segundo cenário, você não é culpado, mas o responsável não tem seguro. Aqui, é possível entrar em acordo com o responsável. Por exemplo, acionar seu seguro e combinar que ele pague o valor da franquia, ou ir até uma oficina de confiança e pagar o conserto.

No último caso, quando você é o culpado, e tem seguro para terceiros contratado, você não precisará desembolsar nenhum dinheiro extra para consertar o veículo da vítima. No entanto, terá que pagar a franquia do seguro caso queira reparar algum dano em seu próprio veículo.