Agrava-se a situação da região sisaleira com a expansão da pandemia do coronavírus, que já interrompeu a vida de 427 pessoas, desse total: 152 ocorreram nesse mês de março. O surto mantém 1.079 casos ativos e 51 pessoas internadas de um total de 33.115 que testaram positivo. A doença que tem matado as pessoas, não escolhe classe social, gênero e cor.
A perda prematura de um ente querido tem deixado uma dor profunda nas famílias vitimadas pelo vírus, que por trás dos números vem à saudade que é pior do que a dor, além do sofrimento e das recordações, onde as palavras que saem do coração dos enlutados ecoam pela terra.
Com uma população de 13 mil habitantes, o município de Nordestina avança com a maior taxa de letalidade do coronavírus na região sisaleira. Para cada 722 habitantes, uma pessoa tem perdido a batalha para o vírus. Das 18 mortes ocorridas no município desde o inicio da pandemia, 12 aconteceram este mês, no período do dia 05 a 27 de março.
Segundo o Boletim da Vigilância Epidemiológica desta terça-feira, além dos óbitos, o município registra sete internamentos, 29 casos ativos, 555 que já testaram positivos e 508 recuperados. Na tentativa de conter o surto viral, a administração municipal adota medidas restritivas do governo do estado até o inicio da próxima semana. Cerca de 2 mil pessoas já foram imunizadas com a vacina.
A situação não e diferente nos demais município da região: Em Queimadas, em 11 dias, três pessoas de uma mesma família perdem a vida para o Covid, no dia 18, Vinebalda, no dia 21, Hebert Santos Silva e no dia 29, sua esposa Verônica. O casal torcedor do Bahia deixa um filho recém nascido órfão.
O prefeito queimadense, André Andrade que tem adotado medidas severas no combate a doença que já matou 18 munícipes, comentou nas redes sociais que não tem medido esforços para conter o avanço do vírus invisível que vem tirando a vida de familiares. Para cada 1.368 habitantes, um morador não tem resistido ao vírus letal.
O Boletim Epidemiológico do dia 29 aponta além dos óbitos, 39 casos ativos, cinco internamentos e sete pacientes transferidos. O gestor anunciou também, o fechamento do comércio nesta quinta-feira, voltando a funcionar na segunda-feira.
Com 75% dos leitos de UTI da UPA ocupados com pacientes da Covid-19, o município de Tucano registra 29 óbitos, 95 casos ativos e 1.701 confirmados. Também em Serrinha, a pandemia já matou 50 pessoas, mantém 97 casos ativos de um total de 5.075 que testaram positivos. Já a cidade de Santaluz, registra 31 óbitos, 04 pacientes internados, 191 casos ativos. Já em Araci o quadro conta com 36 mortos, 224 casos ativos, 2.882 confirmados.
Em Valente, são 10 pacientes internados, 57 casos ativos e 16 óbitos. Na cidade de Monte Santo, já são 24 pessoas que perderam a vida pela Covid, onde duas se encontram internadas, além de 40 casos ativos. Na cidade de Conceição do Coité, dos 6.939 que testaram positivos, 131 estão ativos e 35 filhos da terra morreram. Em Riachão do Jacuípe, são 32 mortos, 44 casos ativos e 2.824 confirmados.