Pedro Oliveira

Comércio de Queimadas é fechado


Praça principal de Queimadas

Considerando o numero de mortes, taxa de ocupação de leitos de UTI e casos ativos, entra em vigor na noite desta sexta-feira e prosseguirá até o dia 22 deste mês, o decreto municipal que determina o fechamento de todas as atividades do município de Queimadas, na região sisaleira, por 10 dias, com exceção os serviços essenciais da saúde.

As medidas suspendem também, atendimentos nas secretarias e repartições da prefeitura, com o objetivo conter o avanço de casos e de mortes por Covid.

Além de afetar os serviços públicos, as medidas severas impostas pelo governo local – denominado de lockdown - atingem também, supermercados e farmácias, que só poderão funcionar por meio de sistema de tele-entregas, evitando-se, assim, aglomerações involuntárias nesses locais.

O toque de recolher é outra medida que será intensificada pela pelas autoridades de segurança nas ruas da cidade e no interior do município.

Os serviços de auto-atendimento e atendimento presencial nas agências bancarias, instituições financeiras, casas lotéricas, correspondentes bancários entre outros, também, são atingidas pelo ato administrativo do prefeito André Andrade (PT). O mesmo acontece com os bares, restaurantes, lanchonetes, pizzaria e similares, incluindo serviços delivery.

O ato afeta ainda, o comercio varejista num todo: lojas de confecções, de moveis, de eletrodomésticos, óticas, salão de beleza, academias e muito mais.

As medidas limitam também, o funcionamento das Farmácias que só poderão atender por serviços de delivery (das 5 da manhã às 22h), o mesmo com a entrega de gás e água (6 às 12), supermercados, hortifruti, açougues e similares ( 8 às 17), casa de produtos veterinários e de alimentação animal (8 às 17). Já as padarias, poderão abrir das (6 às 9), seguindo todas as normas de segurança e higiene.

Os postos de combustíveis estão liberados para funcionar das (6 às 12), após esse horário, só serão permitido abastecer veículos de urgência e emergência. As borracharias, lava-jatos e oficinas mecânicas, só poderão atender veículos de urgência ou emergência.