Turismo

Brasileiros compram passagens para viajar ao exterior após vacina

A procura é grande já para o segundo semestre

Foto: pxhere/Creative Commons
Dubai é um dos destinos procurados pelos brasileiros

A perspectiva de vacinação vem impulsionando a compra de viagens internacionais por brasileiros, principalmente os de faixa etária maior, que esperam ser imunizados em breve. Se na pandemia quem garantiu que as viagens ao exterior não parassem foram os executivos se deslocando a trabalho e os mais jovens, esse cenário agora começa a se modificar e os demais grupos já estão emitindo passagens.

“A procura é grande já para o segundo semestre porque todos estão otimistas com a vacinação”, disse Marcos Destro, um dos proprietários da agência Líder Corporate Eventos & Lazer. De olho nesse movimento, a Líder lançou pacotes de viagens para o segundo semestre voltados justamente para pessoas acima de 50 anos. “Os mais velhos estão buscando mais viagens que os jovens por conta de que já estarão vacinados até a metade do ano. Os mais jovens estão buscando Réveillon 2022 e Carnaval 2022”, relata.

Na Líder, durante a pandemia os negócios ocorreram principalmente no segmento corporativo. “O mercado corporativo nunca parou. Diminuiu sim, chegamos no início da pandemia a cerca de 30% do nosso habitual, mas hoje estamos em 60% a 70% do nosso padrão de volume já”, afirma Destro. O empresário entende que em momentos de crise os executivos precisam viajar atrás de negócios para suas empresas.

A agência EGP Viagens tinha na terceira idade 80% do seu público antes de pandemia e viu os mais jovens passarem a responder pela maior parte dos negócios a partir da covid-19. “Mas acredito que isso é temporário até a vacinação, o público da terceira idade vai voltar a viajar”, diz o proprietário da EGP, o egípcio Mohammed Darwich, que vive em São Paulo.

Segundo ele, desde novembro os brasileiros começaram a comprar viagens para depois da vacinação. “A terceira idade está buscando para o final de ano agora, quem comprou para os próximos dois meses está adiando, prefere se vacinar e depois viajar”, afirma, ressaltando que entre os destinos buscados estão Egito e Dubai, nos Emirados.

Na Travel Plus, o proprietário Renato Aureliano também percebe a retomada das viagens. Ele conta que quando estourou a pandemia, as companhias aéreas fizeram promoções de bilhetes internacionais. A maioria das passagens não foram usadas e estão sendo remarcadas para julho e outubro deste ano – alguns clientes esperam a prorrogação da remarcação para metade de 2022, o que determinadas companhias já permitem. A agência emitiu muitos bilhetes para Estados Unidos, que têm fronteiras fechadas atualmente aos brasileiros.

Procura por Egito e Dubai

Na pandemia, com boa parte dos destinos tradicionais de fronteiras fechadas, alternativas foram procuradas para turismo. Esse movimento se prolonga até o momento, já que muitos aeroportos mundo afora foram bloqueados novamente para os brasileiros por causa da nova variante da covid-19 presente no País. Diante desse cenário, Darwich conta que Egito, Dubai, Turquia e Maldivas apareceram como os destinos mais procurados na EGP.

O Egito segue de fronteiras abertas para o Brasil, assim como Maldivas. Dubai tinha seu voo direto ao Brasil ativo desde o segundo semestre de 2020 até o início de fevereiro, mas ele está suspenso até 10 de fevereiro. A Turquia também fechou fronteiras para o Brasil. “Está muito complicado agora com a segunda variante do coronavírus, temos que aguardar, trabalhar e ter fé que logo isso acaba. Nós realizamos sonhos das pessoas, viagem hoje é necessidade do brasileiro, precisamos fazer esse sonho acontecer da melhor forma”, diz. A EGP é agência de viagens e também atua como operadora.

A agência Líder oferece pacotes e passagens de turismo para o mundo árabe e diz que o volume de viagens a lazer para Líbano, Síria e Jordânia continua grande. “Só parou no pequeno tempo em que os aeroportos locais estiveram fechados”, diz Destro, relatando que foram embarcados 230 passageiros ao Líbano já em julho e 320 em agosto. No mundo árabe, ele percebeu Dubai como o destino mais prejudicado na pandemia, por ser um centro comercial. As viagens ao emirado estavam em retomada, mas houve o cancelamento temporário do voo, lembra ele.

A Líder atua em segmentos como viagens corporativas, a lazer, de grupos, eventos e suportes a missões, operações que se desenvolvem dentro de diferentes divisões na empresa. As viagens ao Líbano são feitas por meio da GoToBey, que atende imigrantes árabes e descendentes, principalmente libaneses, que vão ao país de origem ver a família.

Na Travel Plus, além da movimentação pela remarcação das datas de bilhetes já emitidos, se destacaram as viagens de brasileiros para o Caribe no final do ano. “Vendemos bastante pacotes para o Caribe porque é um local com menos restrição à entrada de brasileiros. Quem comprou para a Europa acabou não embarcando, assim como para Estados Unidos”, relata Aureliano. Para os países árabes houve pouca procura, apenas no começo deste ano em função de feiras.

Dentro do Brasil, o empresário percebe também procura por resorts no interior que podem ser acessados de carro e conta que no final do ano houve muita procura por viagens para Trancoso, na Bahia. “Alguns dos nossos clientes que costumavam viajar para fora do país estão buscando o interior. Por conta da idade, eles preferem ir para resorts no interior de São Paulo, litoral do Rio de Janeiro, Búzios, Paraty, em viagens de carro”, diz Aureliano.

A Travel Plus atua como agência para viagens corporativos, de lazer, além de eventos, oferecendo desde pacotes completos até parte do serviço, como a venda da passagem, hotel, serviço de guia, entre outros. As operações são voltadas para o turismo no Brasil e no exterior. As viagens corporativas estão entre os pontos fortes da agência.