Pedro Oliveira

Secretaria evita crescimento da Covid em Santa Rita de Cássia

958 pessoas foram contaminadas ao longo da pandemia

Adaildes Guedes
Adailde Guedes – coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A curva da pandemia do novo cornavírus em Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia, sofreu nos últimos dias, um avanço acentuado por causa do pleito eleitoral, com o surgimento de 278 novos casos. O aumento tem preocupado os profissionais da saúde, que vem realizado um trabalho exitoso no combate à doença desde 17 de março, quando surgiu primeiro caso suspeito no município.

Até o dia 2 de novembro, o município computava 680 casos confirmados de Covid-19.  A comunidade, que vinha sobre controle da doença, sofreu um revés nos últimos 21 dias – por causa das campanhas eleitorais e das comemorações dos eleitos para prefeito e vereador -, com o surgimento de 278 novos infectados, totalizando 958 pessoas contaminadas ao longo da pandemia.

“Apesar do índice de doentes pela Covid-19, se não houvesse as ações de enfrentamento a pandemia, pela dedicada equipe da Vigilância Epidemiológica, coordenada por Adailde do Socorro Guedes, em parceria com a secretaria de Saúde, o quadro poderia ser bem pior”, comentou um morador, que pediu para não ser identificado.

“Desde o surgimento do primeiro caso do coronavírus em Santa Rita de Cássia que nós da Saúde não temos nos descuidado um só dia. Nesse período, temos desenvolvido grandioso trabalho de enfrentamento ao vírus e orientado a população sobre a gravidade da doença. Temos feito rastreamento e monitoramento dos casos, além da busca ativa da doença no município”, comenta Adailde Guedes.

O boletim de Vigilância Epidemiológico, divulgado pela secretaria de Saúde do município, nesta segunda-feira (23), aponta que das 958 pessoas infectadas com a doença, 109 mantém o vírus ativos, 160 vem sendo monitorados em isolamento social e nove morreram. O boletim informa ainda, que 840 pessoas que testaram positivo para Covid-19 já foram curadas.